Folha de S. Paulo


"São Paulo tem de garantir casa popular", afirma urbanista

Confira a entrevista da sãopaulo com Kazuo Nakano, urbanista e diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

*

sãopaulo - Qual é o papel das Zeis (Zonas Especiais de Interesse Social)?
Kazuo Nakano - Elas são importantes para demarcar terras urbanas adequadas para habitação social, próximas dos empregos, com infraestrutura urbana, transporte coletivo, áreas de lazer e cultura.

O que aconteceu para que condomínios de alto padrão fossem construídos nelas?
Vamos verificar se houve projetos protocolados antes da regulamentação das Zeis ou dentro do prazo legal de seis meses após a aprovação da lei. Isso nos faz repensar esse direito de protocolo, que provoca distorções.

Quais os resultados positivos da política nos oito anos de vigência?
As Zeis conseguiram reservar terras para moradia social em um momento de "boom" imobiliário. Agora é preciso construí-las em larga escala.

Por que a urbanização avançou, mas houve pouca regularização de posse em favelas?
A urbanização de favelas tem sido a prioridade nas políticas habitacionais, mas a regularização ficou para trás. Também distribuíram títulos sem cuidado, por motivos políticos.

O que precisa ser melhorado nas Zeis na revisão do Plano Diretor?
É preciso discutir como as Zeis 3, nas áreas centrais, vão se articular com o programa da prefeitura que irá construir 20 mil unidades habitacionais [o Casa Paulista]. A faixa de renda das famílias beneficiadas nas Zeis também precisa ser repensada.


Endereço da página:

Links no texto: