Folha de S. Paulo


Detalhes e dicas para ter uma gestação agradável e sem surpresas

Veja detalhes e dicas que a sãopaulo organizou para ter uma gestação agradável e sem surpresas:

MÃES E BEBÊS
Tudo o que é importante saber para aproveitar este feliz momento da vida

HORA DA GINÁSTICA

Há treinos adequados para cada mês da gestação e, por isso, apenas o médico pode autorizar a prática de exercícios durante a gravidez.

Como no primeiro trimestre os enjoos são comuns, recomendam-se exercícios que não exijam trocas de posição. É nesse período que a mulher sente a relaxina, hormônio que deixa as articulações "frouxas". Caminhar na esteira é permitido.

No segundo trimestre, a mulher pode fazer exercícios um pouco mais pesados. Já no terceiro, o foco é o períneo --práticas como ioga fortalecem a região.

PREPARE O BOLSO

O melhor momento para comprar itens para o bebê, como roupinhas, é a partir do quarto mês. É quando o sexo já deve estar definido e o risco de abortos espontâneos, comuns até o terceiro mês, é baixo.

Não deixe para os dois últimos meses a decoração do quarto do bebê. Comece a planejá-lo entre o quarto e o quinto mês, para tê-lo pronto até o sétimo mês. Assim, a gestante evita cansaço na reta final.

ONDE TER O BEBÊ

Mulheres que optam por parto em casa não podem ter problemas como pressão alta ou diabetes. Esse parto só é permitido se não restarem dúvidas nos exames sobre a saúde da mulher e do bebê. Do contrário, a ida ao hospital é recomendada.


Endereço da página:

Links no texto: