Folha de S. Paulo


Confira dicas e sugestões para montar o quarto do bebê

Adaptar um cômodo da casa para receber um bebê pode ser uma delícia, mas também uma tremenda dor de cabeça. Especialmente na chegada do primeiro filho, quando sobram inseguranças e dúvidas sobre os melhores materiais e o que é realmente necessário.

MÃES E BEBÊS
Tudo o que é importante saber para aproveitar este feliz momento da vida

Para facilitar o processo, arquitetos e decoradores dão dicas para preparar o quarto da criança vindoura com segurança e melhor aproveitamento de espaços.

Estruturalmente, o ideal na montagem de um quarto de bebê é optar por tecidos, tintas e revestimentos que sejam de fácil limpeza, como tintas laváveis --já disponíveis nas marcas Suvinil e Lukscolor--, pisos vinílicos e tapetes com tratamento especial para facilitar a higiene.

É interessante também se informar sobre materiais que tenham propriedades impermeáveis e antimofo.

A dica da arquiteta Cristiane Schiavoni é comprar kits de cama em tecidos que possam ser lavados na máquina. "Os bebês regurgitam, o xixi escapa. Toda hora os lençóis e as almofadas precisam ser lavados."

O arquiteto Luciano Dalla Marta destaca a necessidade de que tudo no quarto do bebê seja antialérgico e de fácil limpeza. Até mesmo o mobiliário deve usar tinta atóxica. Tapetes e carpetes devem ser evitados --os de náilon são os indicados para quem faz questão de contar com esses itens na decoração.

"De preferência os que têm uma trama e os que não têm o fio cortado, por soltarem menos pelos", diz.

No caso de cortinas, opções são as persianas e as telas solares. "Pessoalmente, gosto muito da persiana romana, que substitui com charme a cortina tradicional." Segundo ele, as empresas especializadas têm muitas alternativas interessantes de tecidos sintéticos ou vinílicos que aceitam limpeza com pano úmido.

-

MÃO NA MASSA

Que tal personalizar o quarto do bebê gastando pouco? Fernanda Egydio, dona da escola de costura para crianças Love Blankie (tel. 3846-4160), dá dicas.

A primeira é fazer uma corda de tecido ou fita com bandeirolas triangulares e coloridas, cada uma com uma letra, formando o nome da criança. Para quem não tem intimidade com a máquina de costura, basta usar tesoura de picote e uma cola chamada Pegamil, ideal para grudar panos e similares.

Outra sugestão é criar um ou vários quadros com as primeiras roupas do bebê. As telas brancas podem ser encontradas em lojas de arte. Daí é só colar barbantes formando um varal e pendurar nele as peças que foram usadas para sair da maternidade.

-

SANTA GAVETA

Invista em itens como armários com nichos, baús que servem de bancos, caixas coloridas e gaveteiros embutidos em camas e berços, de preferência com rodas. Vale tudo para armazenar a bagunça sem muito esforço. Boa dica é guardar brinquedos em caixas separadas e identificadas. Além de facilitar a procura, isso estimula a criança a guardar as peças no local certo.

-

Divulgação
Para quem vai receber gêmeos, a dica é aproveitar os espaços sem desprezar a individualidade das crianças
Para quem vai receber gêmeos, a dica é aproveitar os espaços sem desprezar a individualidade das crianças

PERSONALIDADE PRESERVADA

Para quem vai receber gêmeos, a dica é aproveitar os espaços sem desprezar a individualidade das crianças. A chave, segundo a arquiteta Adriana Helú, da Triplex Arquitetura, é a disposição dos móveis.

Não é preciso ter duas cômodas para os dois bebês; um só móvel já os atende. O ideal é que ele fique entre os berços, para que, enquanto troca um filho, a mãe possa também ficar de olho no outro.

"Porém, achamos importante que cada um tenha seu guarda-roupa e seu armário para guardar pertences", diz Helú. "São crianças, mas é preciso encarar desde o início que se trata de duas pessoas diferentes, cada uma com suas roupas e suas mamadeiras."

-

NO MERCADO

Divulgação

As linhas Sunbrella, da Regatta Tecidos (tel. 3834-2724), e Super Outdoor, da Entreposto (tel. 2189-0000), são alternativas de tecidos laváveis e antimofo para decorar quartos de bebês. O metro da primeira custa a partir de R$ 138, e o da segunda, a partir de R$ 198.

-

MICO

A designer Marina Linhares alerta contra a mania das mães de entulhar o quarto da criança com itens, como tecidos, peças forradas e almofadas.

"É preciso evitar materiais que facilitem o acúmulo de pó e dificultem a limpeza."


Endereço da página:

Links no texto: