Folha de S. Paulo


Livro reúne fotos de futebol de rua em todo o Brasil

Areia, asfalto, grama ou terra. Quem é apaixonado por futebol não tem restrições na hora de jogar uma "pelada".

Após retratar jogos de futebol realizados de maneira informal em 26 países para o livro "Futebol Sem Fronteiras" (PandaBooks, 120 págs., R$ 34,90) o fotógrafo e jornalista paulistano Caio Vilela decidiu explorar os cenários do Brasil.

Ele lança agora "Futebol-Arte do Oiapoque ao Chuí" (Grão Editora, 260 págs., R$ 90), com imagens de futebol de rua nos 27 Estados brasileros.

As imagens foram feitas de janeiro a setembro de 2012 em locais como a represa de Guarapiranga, em São Paulo, o litoral do Ceará e às margens do rio Araguaia, no Pará. "Tentei flagar o futebol em todos os tipos de vegetação brasileira", afirma o fotógrafo.

Vilela conta que os campos não foram mapeados com antecedência e para encontrar grupos jogando teve a ajuda de taxistas locais.

"Minha estratégia era chegar num ponto de táxi na hora do almoço, botar os taxistas para confabular e pegar o mais esperto para rodar comigo a partir das 16h30", lembra. "Em qualquer lugar do Brasil, depois das 17h, eu garanto que acho fácil uma 'pelada'."


Endereço da página:

Links no texto: