Folha de S. Paulo


'Com leis, São Paulo ficou mais careta', diz 'rainha da noite' da cidade

A "rainha da noite" mal circula pela noite de São Paulo. Lilian Gonçalves, 65, focou sua vida no centro, onde juntou um maciço de bares, restaurantes e karaokês que ocupa quase toda a rua Canuto do Val. A "cara da Santa Cecília", como ela se define, só sai de lá rumo à sua casa, no Alto de Pinheiros, na zona oeste.

Filha do cantor Nelson Gonçalves, a ex-atriz diz que não desistiu de deixar seu legado para a cidade: a calçada da fama. A versão paulistana do passeio de Hollywood foi aprovada pela Câmara Municipal em 2008, contestada por vizinhos e suspensa pela Justiça em 2009. "Mas agora vai!". Nas estrelas solitárias, que, diz ela, são um teste, estão os tucanos José Serra e o governador Geraldo Alckmin.

sãopaulo - Fuad Sallum, dono do bar Esquina Grill e líder comunitário em Santa Cecília, morreu há duas semanas. Como era a relação de vocês?
Lilian Gonçalves - Era meu melhor amigo. Foram 44 anos ininterruptos de amizade. A filha dele se chama Lílian em minha homenagem. Era o homem mais importante do bairro. Estou tristíssima. Fiz uma homenagem para ele, cantando: "Você, meu amigo de fé, meu irmão camarada".

São Paulo terá a calçada da fama?
Sim. É um projeto cultural importante, mas as pessoas não deixam a gente fazer memória para a cidade. Fico chateada, mas já venci 95% das batalhas.

Que pessoas? Políticos?
Também. Houve impedimentos nas gestões passadas, mas agora mudou. Toda secretaria a que cheguei até agora diz que cultura é prioridade. A calçada da fama sai. E logo.

Mas a senhora é próxima do PSDB...
Era, não vou ser mais. Fui massacrada, multada e lacrada nas administrações anteriores. Nem conheço o PT, mas às vezes vejo empresários virando a bandeira política. Agora entendo. Não que eu vá virar petista, mas sou bem tratada.

Os nomes de José Serra e Geraldo Alckmin continuam na calçada?
Sim. Mas só vou falar de calçada quando estiver com todos os pareceres.

São Paulo ficou mais careta?
Põe careta nisso! É Lei Seca, é Lei Antifumo, é lei antiálcool... Acabou! Queriam que às 23h não houvesse uma mosca na rua. Mas a cidade não é assim.

Tem planos de abrir bares em outras partes da cidade?
Não saio daqui por nada. Já tive casas em outros bairros, como na Vila Madalena e no Alto de Pinheiros, mas vendi.

E dá para curtir a noite, trabalhando tanto?
É uma cidade com muitas atrações, mas saio pouco, só para prestigiar os amigos.

Se saísse, quem seria sua turma?
Artistas, sem dúvida. Nos bares, dou desconto de 50% para eles. Já atuei em oito filmes. Modéstia à parte, se tivesse continuado no cinema, teria arrasado.


Endereço da página:

Links no texto: