Folha de S. Paulo


Princesa Charlene de Mônaco dá à luz casal de gêmeos

Jacques e Gabriella nasceram na noite desta quarta-feira (10) no Centro hospitalar Princesa Grace, em Mônaco. Os bebês e a mãe passam bem. 

Os filhos do príncipe Albert 2º com a ex-nadadora olímpica sul-africana Charlene são os mais novos herdeiros do principado.

O menino terá a prioridade ao trono, mesmo após a sucessão ter sido aberta às mulheres após a reforma constitucional de 2002.

A notícia da chegada dos novos herdeiros do principado foi anunciada com 42 tiros de canhão, 21 para cada criança.

Eric Gaillard/Reuters
Tiros de canhão anunciam o nascimento dos bebês reais em frente ao palácio de Mônaco
Tiros de canhão anunciam o nascimento dos bebês reais em frente ao palácio de Mônaco

Os sinos da igreja também soaram e vários monegascos se reuniram diante do palácio com bandeiras para celebrar o nascimento dos dois novos membros da dinastia Grimaldi. 

O sexo dos bebês havia sido mantido em segredo durante toda a gravidez. "É raro termos surpresas tão agradáveis na vida. Por isso eu preferi não saber antes do nascimento", declarou Albert 2º poucas horas antes do parto.

Jacques Honoré Rainier e Gabriella Thérèse Marie são os primeiros filhos de Charlene, 36 anos.

Albert, 56 anos, já tem dois herdeiros concebidos fora do casamento: Alexandre, 11 anos, fruto de uma relação com uma aeromoça francesa, e Jazmin Grace, 22 anos, nascida de um caso com uma garçonete norte-americana.

Apesar de terem sido reconhecidos pelo príncipe após o nascimento, os dois filhos não têm direito de sucedê-lo no poder.

PRIORIDADE

Albert 2° estava solteiro até 2011, o que fez com que seu pai, o príncipe Rainier 3º, temendo a falta de um herdeiro legítimo, mudasse a Constituição do principado, três anos antes de sua morte, autorizando que mulheres assumissem o trono. 

Com a alteração, as princesas Caroline e Stéphanie, irmãs mais velhas de Albert 2°, poderiam eventualmente substituir o pai.

Mas com o nascimento dos gêmeos, Jacques, que veio ao mundo às 17h06 (dois minutos após a irmã Gabriella), passa a ser o herdeiro prioritário para dirigir o principado de 2 km².


Endereço da página: