Folha de S. Paulo


'Quando mulher pilota avião, descida é mais suave', diz Temer

Isac Nobrega/PR
Em busca de novos investimentos, presidente Temer desembarca na Noruega
O presidente Michel Temer, durante viagem a Europa, em junho

O presidente Michel Temer afirmou nesta segunda-feira (18) que a aterrissagem do avião presidencial é diferente quando é conduzida por uma mulher.

Em cerimônia no Palácio do Planalto, ele disse que a descida é mais suave porque talvez a pista de pouso "reconhece o elemento feminino".

O discurso foi feito diante de uma plateia de oficiais mulheres por conta da sanção de projeto de lei que reestrutura a carreira da aeronáutica e permite novos postos ao sexo feminino.

"Eu já percebi que quando ela [oficial] pilota, a descida é mais suave. Não sei se a pista reconhece o elemento feminino, mas o fato é que toda vez fico observando e a aterrissagem é muito suave. O que significa que a presença da mulher, além de ser de uma força extraordinária, também tem uma suavidade sensível, que todos podemos perceber", disse.

No início do discurso, o peemedebista defendeu a igualdade de direitos entre homens e mulheres e afirmou que a luta das mulheres tem ganhado cada vez mais força.

"Nós temos que reconhecer os fatos do passado. É um movimento que vem crescendo até atingir seu ápice", disse.

Em março, o presidente cometeu uma gafe em evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Ele afirmou que tem "convicção do quanto a mulher faz pela casa" e da importância da figura feminina para a formação dos filhos.

As declarações foram criticadas por entidades de direitos humanos, que acusaram o peemedebista de ter sido machista.

De 28 pastas na Esplanada dos Ministérios, apenas duas são comandadas por mulheres: a AGU (Advocacia-Geral da União) e Direitos Humanos.


Endereço da página:

Links no texto: