Folha de S. Paulo


Empresas questionam licitação do Tribunal de Justiça de SP

Divulgação
Desembargador Paulo Dimas Mascaretti toma posse como presidente do TJSP
Paulo Dimas Mascaretti, presidente do Tribunal, diz que não há motivo para mudança no edital

Empresas de arquitetura e engenharia questionam uma licitação do Tribunal de Justiça de São Paulo, no valor de R$ 260 milhões, por suspeita de direcionamento.

O Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) -que representa 33 mil empresas do país - diz que o edital permite a interpretação de "benefício injustificado a determinado licitante".

O sindicato diz que essa situação "poderá enodoar o caráter de seriedade" nas licitações do tribunal. A Folha apurou que a preocupação é com suposto direcionamento para beneficiar o Consórcio Argeplan/Concremat, que presta serviços ao tribunal desde 2013.

Um dos sócios da Argeplan é o coronel PM aposentado João Baptista Lima Filho, investigado na Lava Jato. Amigo do presidente Michel Temer, o coronel Lima é um dos alvos da delação da JBS.

Questiona-se o vulto da licitação, pois não envolve construção, mas a elaboração de projetos para posterior contratação das obras e o acompanhamento de reformas em fóruns.
O valor da licitação -R$ 260 milhões- corresponde à execução de meio quilômetro de obra da Linha 5 do Metrô.

A licitação foi suspensa depois que dirigentes do Sinaenco apontaram a necessidade de ajuste do edital quanto à exigência do patrimônio líquido dos participantes.

Em audiência para colher críticas e sugestões sobre o novo edital, o sindicato pediu as "correções necessárias" para que a licitação "caminhe nos trilhos da legalidade".

Os questionamentos das empresas são semelhantes aos que a desembargadora Maria Lúcia Pizzotti apresentou em fevereiro ao tribunal, quando ela pediu o cancelamento da licitação, rejeitado.

Ela anotou "o desconforto de permanecer o tribunal atrelado a empresa [Argeplan] que, nos últimos meses, vêm ocupando as páginas policiais dos jornais e revistas".
Na ocasião, o presidente do TJ-SP, desembargador Paulo Dimas Mascaretti, informou aos membros do Órgão Especial que "não há motivação concreta para a alteração do novo edital". Ele disse que a composição de preços foi baseada em tabelas oficiais e aprovada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

"Ficou evidenciado que os critérios utilizados no contrato em 2013 são corretos, o que será então considerado para a nova contratação", afirmou.

O Sinaenco sugere dividir a licitação em dez lotes, um para cada Região Administrativa Judiciária, com a contratação de mais empresas.

O edital limita a constituição de consórcio a duas empresas. O Sinaenco diz que poucas empresas no país teriam condições de atender às exigências, como o expressivo número de atestados, o que violaria a Lei das Licitações.

OUTRO LADO

O Tribunal de Justiça de São Paulo informou que não tinha condições de responder às questões da Folha, porque "são praticamente idênticas às dos participantes da audiência pública" e "todas as colocações por eles feitas estão em análise pelo tribunal".

A Argeplan e a Concremat não se manifestaram.

Ao responder aos questionamentos formulados em fevereiro por Pizzotti, o presidente do TJ informou que "os critérios utilizados no contrato em 2013 são corretos, o que será então considerado para a nova contratação".

Ele sustentou que a exigência de certidões não afronta a Lei de Licitações e está de acordo com as súmulas do Tribunal de Contas do Estado.


Endereço da página: