Folha de S. Paulo


Deputado presidiário dá voto simbólico na denúncia contra Temer

Pedro Ladeira - 27.set.2017/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 27-09-2017, 12h00: O deputado Celso Jacob (PMDB-RJ) (na foto, no corredor das comissões da câmara), condenado a 7 anos e 4 meses por falsificação e dispensa de licitação para construir uma creche quando era prefeito de Três Rios (RJ), em 2002, e preso no dia 6 de junho, Jacob vive uma vida dupla: deputado de dia e presidiário de noite. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) ***ESPECIAL*** ***EXCLUSIVO***
O deputado Celso Jacob (PMDB-RJ), condenado por falsificação e dispensa de licitação

Presidiário de noite e parlamentar de dia, Celso Jacob (PMDB-RJ) deu o voto 171 contra o prosseguimento das investigações contra o presidente Michel Temer, seu correligionário.

No Código Penal brasileiro, o artigo 171 é o que tipifica o crime de estelionato.

O presidente precisava de 171 votos para impedir o prosseguimento da denúncia.

Jacob foi preso em 6 de junho, no aeroporto de Brasília, e cumpre pena no presídio da Papuda. Conseguiu, por estar em regime semiaberto, o direito de trabalhar durante o dia –e bate ponto todas as manhãs na Câmara, mesmo durante o recesso e em feriados prolongados.

Ele foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a sete anos e dois meses de prisão por falsificação e dispensa de licitação na construção de uma creche quando era prefeito de Três Rios (RJ), em 2002.

Sua assiduidade na Câmara já virou notícia duas vezes. Foi o único a comparecer em 30 de junho, quando a primeira denúncia contra Michel Temer passava pelo Legislativo e o governo tentava garantir quorum para abrir sessões e acelerar a tramitação.

O mesmo aconteceu recentemente, na segunda denúncia: desta vez, só ele e o deputado JHC (PSB-AL) apareceram para abrir sessão.

Na votação da primeira denúncia, Jacob também votou para que a denúncia que acusa Temer de obstrução de Justiça e organização criminosa, não seguisse adiante. Na desta quarta (25), o deputado-presidiário também votou "sim", e não justificou o porquê. Disse apenas que votaria com a orientação de seu partido.

Adriano Machado/Reuters
Câmara dos Deputados começa a votação da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, em Brasília, nesta quarta
Câmara na votação da segunda denúncia contra o presidente Temer, nesta quarta

Endereço da página:

Links no texto: