Folha de S. Paulo


José Serra defende Goldman após ataques de Doria

Pedro Ladeira/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 28-09-2016, 17h00: O ministro das relações exteriores (MRE) José Serra durante coletiva de imprensa após reunião da CAMEX. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
O senador José Serra, que defendeu o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman

O senador José Serra (PSDB-SP) defendeu nesta segunda-feira (9) o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman (PSDB), chamado de "improdutivo, um fracassado" pelo prefeito paulistano, João Doria (PSDB).

"Goldman é um dos homens públicos mais preparados do país. É correto, dono de capacidade invejável de trabalho e de senso crítico rigoroso", afirmou Serra à Folha. "Esteve sempre do lado certo. Merece todo o nosso respeito", concluiu.

O ex-governador assumiu o Palácio dos Bandeirantes quando Serra, de quem era vice, lançou-se candidato a presidente em 2010. Os dois são aliados e "amigos de todas as horas", nas palavras do senador paulista.

Em vídeo gravado de Belém (PA), no sábado, Doria afirmou que Goldman "viveu a vida inteira na sombra do Orestes Quércia, do Serra" e que ele "coleciona fracassos e agora vive de pijamas ".

Era uma resposta a vídeo, publicado na véspera, no qual o ex-governador disse que o prefeito "é político sim, um dos piores políticos que já tivemos".

"O prefeito ainda não nasceu. A única coisa que nasceu foi o candidato à Presidência", criticou Goldman.

O ex-senador José Aníbal (PSDB-SP), presidente do Instituto Teotônio Vilela, classificou a reação de Doria como "péssima, um desastre".

"Atacar uma pessoa com a história e a competência do Goldman com essa virulência não tem por onde defender", disse o tucano.

O desgaste de Doria é reforçado pelas pesquisas do Datafolha que mostraram que a aprovação do prefeito despencou e que sua eventual candidatura presidencial não decolou em intenção de voto.

Para Aníbal, "as condições dele se tornaram muito mais adversas em relação a seu projeto presidencial. No PSDB, bem mais adversas".

Segundo a Folha apurou, uma versão mais agressiva do vídeo foi gravada por Doria, mas sua equipe pediu que moderasse as palavras, o que o prefeito fez.

Auxiliares admitiram que o efeito da publicação não foi positivo, mas diversos secretários saíram em defesa do tucano e de sua gestão.

"Não vamos permitir que você [Goldman] questione a nossa honestidade, a nossa seriedade", disse Julio Semeghini, secretário municipal.

'ESTIMADO PREFEITO'

Doria se encontrou nesta segunda-feira (9) com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) em uma solenidade no Palácio dos Bandeirantes, sede do Executivo paulista.

Nenhum dos dois quis dar entrevista. Em seu discurso, Doria voltou a negar abalos na relação com o governador, que trabalha para ser, ele próprio, candidato a presidente.

"Estamos unidos, cada vez mais unidos", declarou. "Para Geraldo Alckmin e João Doria —para mim, o João e Geraldo—, só há uma bandeira, a bandeira do povo brasileiro", discursou o prefeito.

Adriano Vizoni/Folhapress
O governador Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo, João Doria, durante cerimônia de repasse do Fundo Estadual de Assistência Social
O governador Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo, João Doria, durante cerimônia

O governador, por sua vez, chamou Doria de "estimado prefeito da capital" e não tocou em questões políticas.

"[Temos] Uma boa parceria com a nossa Prefeitura de São Paulo, acompanhando João Doria, aliás, nós fazemos parceria no Estado inteiro", discursou Alckmin.

Para aliados do governador, em que pese o desgaste do prefeito, o cenário não mudará efetivamente sem que Doria eventualmente desista de disputar o Planalto, no que eles não acreditam. Só assim, dizem, poderiam parar de gastar energia com a disputa.


Endereço da página:

Links no texto: