Folha de S. Paulo


Planalto infla agenda de Temer, e deputados não vão a audiências

O Palácio do Planalto inflou a agenda desta terça-feira (3) do presidente Michel Temer listando encontros com parlamentares que se disseram pegos de surpresa e negaram que se reuniriam com ele.

No início da tarde, a Folha já havia identificado ao menos quatro deputados que estavam na lista original dos 42 que seriam recebidos por Temer ao longo do dia, segundo agenda divulgada pelo Planalto, e que negaram tal encontro.

O deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que consta na audiência das 15h, disse que apenas pediu uma audiência para um outro deputado, mas que não iria ao Planalto.

O mesmo aconteceu com o líder do PP, Arthur Lira (AL), que estava marcado para o encontro das 20h40. Ele disse à Folha que apenas pediu uma audiência para a bancada de Roraima.

"A liderança só pediu. Não vou", afirmou o parlamentar.

A deputada Shéridan (PSDB-RR) ficou indignada com a inclusão do nome dela na agenda. Ela se disse "desrespeitada" e afirmou que não iria ao Planalto.

Relatora de uma das propostas da reforma política, Shéridan afirmou que não foi consultada para a inclusão do nome dela na agenda.

"A Presidência tem todos os meus contatos, e, em nenhum momento, falaram comigo. Eu não solicitei e não tenho interesse nessa agenda", afirmou à Folha. "Achei desrespeitoso e desagradável".

Shéridan disse que votará pelo prosseguimento da segunda denúncia contra Michel Temer.

O presidente realiza nessa terça uma maratona de reuniões com parlamentares em uma tentativa de barrar o avanço da segunda denúncia contra si que tramita na Câmara dos Deputados.

O movimento é semelhante ao de agosto quando, às vésperas da primeira denúncia –à qual os parlamentares não deram aval para prosseguir–, o peemedebista intensificou o encontro com deputados na agenda.

Após a fala da deputada, o Planalto divulgou um e-mail da liderança do PP, em que Lira e o líder do DEM, Efraim Filho (PB), solicitam audiência para parlamentares de Roraima. Entre os nomes, está o de Shéridan.

Além de Lira, Efraim também afirmou que não irá ao Planalto.

O Planalto também afirmou que a agenda do presidente é atualizada ao longo do dia e negou que tenha sido inflada.

AGENDA ATUALIZADA

De acordo com a agenda oficial do presidente, até as 19h20, ele havia recebido 34 deputados. O número deve ser maior do que o divulgado, porque muitas vezes os parlamentares vêm em grupo ao encontro e acabam não tendo seus nomes registrados ou chegam sem aviso prévio.

A Folha cruzou, por exemplo, com os deputados Paes Landim (PTB-PI) e Lindomar Garçon (PRB-RO), cujos nomes não constaram em nenhuma das atualizações, mas que foram tratar de suas demandas com o peemedebista.

A previsão oficial era que mais 15 deputados deveriam passar pelo gabinete de Temer na noite desta terça.

O Planalto afirma que a romaria se deve ao fato de que o presidente viajará nesta quarta-feira (4) a São Paulo, e, depois, irá para o Pará e o Maranhão na quinta-feira (5).


Endereço da página:

Links no texto: