Folha de S. Paulo


Contador diz que dono de imóvel usado por Lula assinou 12 recibos de uma só vez

Diego Padgurschi - 12.jul.2017/Folhapress
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP, BRASIL 12-07-2017: PM é chamada para reforçar a seguranca em frente ao predio do ex-presidente Lula. Juiz Sergio Moro condenou o ex-presidente a 9 anos de prisao por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guaruja (Diego Padgurschi /Folhapress - PODER)
Edifício onde mora Lula, em São Bernardo do Campo (SP)

O contador do empresário Glaucos da Costamarques afirmou nesta quinta-feira (28) que seu cliente assinou cerca de doze recibos de aluguel do apartamento vizinho ao do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo eles relativos a meses de 2014 e 2015, durante o período em que ficou internado no hospital Sírio e Libanês.

Embora não lembre as datas, o técnico em contabilidade João Muniz Leite diz ainda que os meses não seriam subsequentes, mas alternados.

Muniz Leite diz ter prestado serviço a Costamarques de 2010 a 2015, como responsável pela elaboração do imposto de renda e emissão da guias de recolhimento de imposto. Responsável pela elaboração do carnê-leão do empresário –declaração da receita de pessoa física com aluguel de imóveis–, o contador afirma ter percebido a ausência de assinaturas referentes a dez ou doze meses. Quatro deles seriam relativos ao ano de 2014.

"Telefonei para ele [Glaucos] e me prontifiquei a buscar as assinaturas. Ele pediu que eu fosse ao Hospital Sírio e Libanês. Eu nem sabia que ele estava internado", lembra o contador.

Muniz Leite afirma que, periodicamente, recebia de Costamarques os comprovantes referentes ao aluguel em nome da ex-primeira-dama Marisa Letícia. Sobre o acúmulo de recibos sem assinatura, o contador afirma que o empresário costuma passar parte de seu tempo fora de São Paulo.

A defesa de Costamarques afirma que o empresário teria assinado todos os recibos de aluguel em um único dia e avalia ajuizar uma petição na 13ª Vara Federal de Curitiba, relatando a maneira como os comprovantes foram assinados.

O contador nega essa versão. Ele diz ainda não ter prestado qualquer serviço financeiro a Costamarques, apenas contábil.


Endereço da página:

Links no texto: