Folha de S. Paulo


Na esteira da Lava Jato, teto a reeleição parlamentar entra em debate

Beto Barata - 25.mar.2014/Folhapress
O ex-ministro Henrique Eduardo Alves, preso na Lava Jato, ficou 44 anos na Câmara dos Deputados
O ex-ministro Henrique Eduardo Alves, preso na Lava Jato, ficou 44 anos na Câmara dos Deputados

Alessandro Molon nasceu em 1971, passou a infância no Rio, fez duas faculdades e um mestrado. Casou, teve dois filhos, candidatou-se a a prefeito. Em 2010, aos 39 anos de idade, foi eleito pelo PT para seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados.

Durante todo esse tempo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi deputado federal. Na Câmara desde 1971, elegeu-se para 11 mandatos consecutivos, até 2015. Entrou com 22 anos, saiu com 66.

Alves está hoje preso em decorrência da Operação Lava Jato. Molon se filiou à Rede Sustentabilidade.

A longevidade da carreira parlamentar de réus do colarinho branco reforçou a defesa da limitação da reeleição no Poder Legislativo.

"A reiteração de mandatos seguidos gera uma rede de contatos, um clientelismo, um enraizamento nefasto", disse o promotor Roberto Livianu, presidente do instituto Não Aceito Corrupção. "São criados tentáculos danosos ao espírito republicano."

Sem imposições legais, partidos tomaram a iniciativa de inibir a perpetuação no Legislativo, nenhum a tempo de se conferir sua efetividade.

O Novo, criado em 2011, veda mais de uma reeleição consecutiva a cargo legislativo. A Rede, registrada em 2015, permite mais de uma reeleição consecutiva desde que os filiados aprovem cada caso em plebiscito.

O PT, depois do mensalão, colocou a questão em pauta. Aprovou, em 2010, regra proibindo mais de três mandatos consecutivos no mesmo nível para valer a partir de 2014. O ex-presidente da sigla Rui Falcão (SP) queria restringir a dois mandatos, mas foi voto vencido. "Para não cristalizar. Senão, vira uma profissão", justificou.

RENOVAÇÃO

A cada eleição, há pelo menos duas décadas, mais da metade dos 513 deputados federais consegue permanecer onde está. Em 2014, a renovação foi de 38,6%, com a eleição de 198 novatos.

Em Casas estaduais e municipais, o cenário não é diferente. Em SP, a Assembleia teve seu pior índice de renovação na última eleição, três anos atrás, com a recondução de 62 dos 94 membros.

A Câmara paulistana mudou 22 dos 55 vereadores em 2016, apesar do mote antipolítico da disputa eleitoral.

Na ocasião, Arselino Tatto (PT) foi eleito para o sétimo mandato consecutivo (desde 1988). Seu irmão Jair, para o segundo. Outros Tatto estão na Alesp (Enio) e na Câmara (Nilto). O reduto da família, na zona sul, ficou conhecido como Tattolândia.

"O sujeito aprende como retirar recursos do Estado para favorecer unicamente a região que lhe dá votos. O mandato tende à 'curralização'", criticou o cientista político Carlos Melo, do Insper. "Esse negócio é tão grave que o sujeito fica 40 anos em determinado posto e quando sai é o filho que assume", afirmou.

"Se limitar a dois mandatos em cada nível, serão décadas de atividade política, sempre crescendo, sem acomodação e, o melhor, sem criar feudos", concluiu.

Quando frustram o eleitorado tradicional, alguns mudam de domicílio. José Sarney (PMDB) havia sido deputado três vezes, governador uma e senador duas pelo Maranhão até assumir a Presidência. Saiu com baixa popularidade, transferiu sua base para o Amapá e se elegeu três vezes para o Senado.

CONTROVÉRSIA

A prática não é consensual. Não foi implementada por democracias consolidadas como a americana ou a alemã, argumentam críticos –Costa Rica e México adotaram-na.

"A essência da 'accountability' [responsabilização] é a possibilidade de premiar ou punir desempenhos", observou o cientista político Marcus Melo, da Universidade Federal de Pernambuco.

"A proposta me parece um contrassenso total. O que faz sentido são medidas que reduzam as vantagens dos incumbentes como fundos partidários bilionários", disse.

O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), licenciado de seu segundo mandato consecutivo na Câmara, criticou "alguns setores que gostam de induzir a renovação pela proibição". "Com mecanismos artificiais, o sujeito não pode [disputar], bota a mulher, o filho. Você distorce o sistema", disse.

TEMPO ILIMITADOConheça casos de políticos com longa carreira no Congresso envolvidos em escândalo de corrupção
Conheça casos de políticos com longa carreira no Congresso envolvidos em escândalos de corrupção

Endereço da página:

Links no texto: