Folha de S. Paulo


Capacidade de Temer de governar está exaurida, diz deputado do PSB

Pedro Ladeira/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 30-06-2015, 11h00: O dep. Julio Delgado (PSB-MG), que foi citado na delação do empresário Ricardo Pessoa. Reunião da CPI da Petrobras. O presidente é o dep. Hugo Motta (PMDB-PB) e o relator é o dep. Luiz Sergio (PT-RJ). (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
O deputado federal Julio Delgado (PSB-MG)

Opositor do governo Michel Temer, o deputado Julio Delgado (PSB-MG), defende a aceitação da denúncia e quer que a oposição só ajude a dar quorum na sessão da Câmara se os governistas conseguirem número suficiente para aprovar o encerramento de discussão.

Folha - Por que a denúncia precisa ser aceita?

Julio Delgado - Porque se trata de um processo de investigação criminal inédito que acontece contra o presidente da República. Na condenação do ex-presidente Lula, o juiz Sérgio Moro deixa muito claro que por mais alto que a pessoa esteja, ela não está acima da lei. Não queremos prejulgar o Temer. Queremos dar a ele o direito de se defender, mas, se encontrar a culpa, que ele seja responsabilizado.

O país ainda tem governabilidade com Michel Temer à frente da Presidência?

Não. Da mesma forma que a gente votou o impeachment da Dilma, neste momento, a gente encontra um presidente com a popularidade menor que a da Dilma. A capacidade dele está exaurida.

A oposição vai dar quorum?

Depende. Não temos que dar quorum para as verificações que eles vão fazer anteriormente, como verificação de encerramento de discussão. Para isso, não devemos dar quorum. Se eles estão cantando vitória dizendo que têm 270, 280 votos, eles que deem o quorum para votar pelo menos os requerimentos de encerramento. Se eles derem, sabemos que eles têm o número e vamos votar para ver quem é quem na hora do desgaste público.

O que o resultado desta votação influenciará no andamento da próxima denúncia que deve ser apresentada por Janot?

Fortemente. Se conseguirem enterrar a denúncia com mais de 250 votos, pode levar a outra denúncia ao mesmo fim. Mas se não conseguirem este placar, não só compromete o andamento deste governo Temer como decreta que uma próxima denúncia com mais contundência pode ser fatal.

O governo tem condições de aprovar as reformas?

Não. E não são mais capazes de saldar a meta fiscal.


Endereço da página:

Links no texto: