Folha de S. Paulo


Com receio de operação, Geddel oferece passaporte e sigilo bancário

Alan Marques - 22.nov.2016/Folhapress

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) colocou à disposição do STF (Supremo Tribunal Federal) seus sigilos bancário e fiscal, em tentativa de evitar ser alvo de operações.

Ele afirmou à corte que pode entregar o passaporte e que abre mão de realizar movimentações bancárias maiores do que R$ 30 mil, se comprometendo a avisar sobre operações acima desse valor.

O peemedebista foi citado algumas vezes no inquérito que investiga o presidente Michel Temer, mas não aparece como investigado.

Joesley Batista, um dos donos da JBS, afirmou em delação premiada que seu contato no governo para assuntos do interesse da empresa era com Geddel.

O operador Lúcio Funaro, preso na Papuda, disse em depoimento à Polícia Federal que o ex-ministro fez algumas ligações para sua mulher para sondar qual era a real possibilidade de uma delação premiada ser efetuada.

PETIÇÃO

"Salvo motivo de força maior, o peticionário [Geddel] não efetuará movimentação relevante de valores em sua conta corrente, excetuando apenas o pagamento das suas despesas mensais domésticas, comprometendo-se, desde já, a informar previamente a todos os órgãos responsáveis pela persecução penal sobre qualquer movimentação individual que supere o montante de R$ 30 mil", escreveu a defesa de Geddel.

Na manifestação, os advogados do ex-ministro qualificam a mídia como sensacionalista, por colocar o político como o "próximo alvo" dos investigadores.

Eles afirmaram ter convicção de que não há motivo para medidas cautelares, como busca e apreensão, condução coercitiva ou até mesmo prisão, mas "por excesso de zelo" colocam à disposição do Supremo o passaporte do cliente —e também qualquer aparelho que seja solicitado.

No último dia 8 de junho, Geddel ficou em silêncio em depoimento à Polícia Federal, no âmbito do inquérito de Temer. A defesa afirmou que ele não tinha tido acesso aos autos e que fora intimado apenas dois dias antes da oitiva, sem tempo para ter conhecimento acerca das investigações.


Endereço da página:

Links no texto: