Folha de S. Paulo


Artistas e movimentos de esquerda convocam ato no Rio por diretas

Geraldo Magela/Divulgação/Agência Senado
O ator Wagner Moura gravou um vídeo chamando a população para o ato
O ator Wagner Moura gravou um vídeo chamando a população para o ato

Movimentos de esquerda e artistas convocaram para este domingo (28), na praia de Copacabana, no Rio, um grande ato por eleições diretas.

A manifestação terá apresentações de Caetano Veloso, Mano Brown, Criolo, Teresa Cristina, Mart'nalia, Mosquito, Pretinho da Serrinha, Cordão da Bola Preta, Digital Dubs e Bnegão. O evento está marcado para as 11h, na orla de Copacabana, na altura da rua Siqueira Campos.

O ato está sendo organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que reúnem grupos sindicais e movimentos de esquerda.

Artistas divulgam em redes sociais chamamentos para a mobilização. Entre eles estão os atores Adriana Esteves, Wagner Moura, Fábio Assunção, Emanuelle Araújo e o colunista da Folha Gregório Duvivier.

"A nossa crise é uma crise de legitimidade. não podemos permitir que este Congresso, com mais de 200 deputados investigados eleja o nosso próximo presidente. Este não é um movimento de esquerda, não é de direita, é um movimento pela democracia", diz Wagner Moura, em vídeo.

Este deve ser o maior ato pela renúncia do peemedebista e convocação de eleições diretas desde a manifestação da última quarta-feira (24), que acabou em violência, em Brasília.

Uma proposta de emenda à Constituição prevê novas eleições em caso de vacância da Presidência. Pela regra atual, a substituição de Temer seria feita por eleição indireta, já que ele ultrapassou a metade do mandato.


Endereço da página:

Links no texto: