Folha de S. Paulo


Projeto publicado pela Folha é finalista em prêmio internacional

Fernando Canzian - 22.jul.2016/Folhapress
Porto VelhoEspecial -Canzian
Porto Velho (RO), uma das capitais ilustrada na divulgação REM-F, em agosto de 2016

O Ranking de Eficiência dos Municípios-Folha (REM-F), projeto publicado em agosto de 2016, antes das eleições municipais, é finalista do Data Journalism Awards, principal premiação de projetos de jornalismo de dados no mundo.

A ferramenta, criada em conjunto com o Datafolha, mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros. Leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão em relação à sua receita disponível. Foram avaliados 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569 existentes no Brasil.

Além do índice, o projeto também incluiu visitas a 16 cidades brasileiras, de diferentes regiões e níveis de eficiência apurados pelo ranking.

No Data Journalism Awards, o projeto concorre na categoria "News Data App of the Year", ao lado de projetos de "Wall Street Journal", "Guardian US", "ProPublica" e "Bureau of Investigative Journalism". Três desses projetos são sobre a eleição norte-americana.

A decisão sobre os vencedores será anunciada no dia 22 de junho, durante evento da Global Editors Network em Viena.


Endereço da página:

Links no texto: