Folha de S. Paulo


Índios e policiais entram em confronto em frente ao Congresso

Um grupo de índios fez um protesto nesta terça-feira (25) em frente ao Congresso Nacional pedindo a retomada das demarcações de terras indígenas e a saída do ministro da Justiça, Osmar Serraglio, do cargo. Houve confronto.

Organizadores estimaram em 3.000 os índios em frente ao Congresso.

A manifestação começou no início da tarde e, por volta das 15h40, os índios entraram conflito com a polícia legislativa, que fazia a segurança da Câmara e do Senado.

Os manifestantes usavam arco e flecha e os policiais, bombas de efeito moral, escudos e cassetetes.

Além da retomada das demarcações e da saída de Serraglio, os índios pedem o fortalecimento da Funai (Fundação Nacional do Índio).

Pouco depois das 16 horas, carros da Polícia Militar chegaram ao Congresso para reforçar a segurança do local.

Os manifestantes foram dispersados pelos policiais enquanto tentavam deixar no espelho d'água do Congresso cerca de 200 caixões, que representavam líderes indígenas assassinados em conflitos de terra.

Os índios que manifestaram em frente ao Congresso participam do Acampamento Terra Livre 2017, evento que vai até a próxima sexta-feira (28) com reivindicações contrárias a diversas medidas em tramitação no Congresso, além da nomeação de Serraglio para o Ministério da Justiça e o que eles alegam ser o enfraquecimento da Funai.

Em entrevista à Folha em março, o ministro da Justiça afirmou que os envolvidos em conflitos no campo deveriam parar com a discussão sobre terras, que segundo ele "não enchem barriga de ninguém".

A declaração provocou uma forte troca de ataques entre indigenistas e ruralistas.


Endereço da página:

Links no texto: