Folha de S. Paulo


Cabral cobrou propina em obras do PAC e do metrô, dizem delatores

Rafael Andrade/1.nov.2010/Folhapress
RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 01-11-2010: O governador do estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral Filho e visto ao lado do prefeito da cidade, Eduardo Paes, do deputado Jorge Picciani, do secretario de transportes Julio Lopes, durante inauguracao da nova estacao de metro da linha 1, Cidade Nova, no bairro da Cidade Nova, centro do Rio, em 01 de novembro 2010. (Foto: Rafael Andrade/Folhapress, COTIDIANO) ***ESPECIAL***
Sergio Cabral faz sinal de V de "vitória" em inauguração de estação de metrô no Rio

Dois ex-executivos da Odebrecht afirmaram em suas delações que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) solicitou propina para que a empresa realizasse obras do PAC (programa de aceleração do crescimento) no Complexo do Alemão, na zona norte do Estado.

Em decisão divulgada nesta terça (11), o ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin relata que, segundo os delatores, a licitação foi fraudada e a empresa destinou 1% do valor da obra, feita em consórcio com a OAS e a Delta, para 'pagamentos vultuosos e não contabilizados a agentes públicos envolvidos, incluindo Sérgio Cabral".

O ex-governador está preso desde novembro de 2016.

Fachin decidiu enviar os depoimentos, dados por Benedicto Barbosa da Silva Júnior e Marcos Vidigal do Amaral para a Justiça do Rio por não se tratar de político com prerrogativa de foro no STF.

LINHA 4

Barbosa da Silva também afirmou à Justiça que a construção da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro envolveu propina de R$ 36 milhões, a pedido do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB).

Fachin cita em sua decisão que há fatos nesse caso relacionados ao deputado federal Júlio Lopes (PP-RJ) e ao ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado Jonas Lopes. Mas não dá detalhes.

OUTRO LADO

A defesa do ex-governador informou que só irá se manifestar em juízo.

(RANIER BRAGON, LETÍCIA CASADO, BELA MEGALE, CAMILA MATTOSO e REYNALDO TUROLLO JR.)


Endereço da página: