Folha de S. Paulo


Agência Lupa: Checamos as declarações de Ciro Gomes

Diego Padgurschi/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL 22-03-2017: Ciro Gomes (PDT) posa para retrato na redacao do jornal Folha de S. Paulo. (Diego Padgurschi /Folhapress - PODER) ***EXCLUSIVO***
Ciro Gomes (PDT) posa para retrato na redação do jornal Folha de S. Paulo

"[Chefe da Embratur no governo Sarney, Doria] Saiu debaixo de muitas irregularidades no Tribunal de Contas da União"

EXAGERADO
Até 1992, Doria respondeu a um processo no TCU devido às contas prestadas pela Embratur em 1988. Nesse processo, foi investigado pela forma como o instituto contabilizou um repasse de US$ 1,3 milhão vindo da Comunidade Europeia. Doria também teve que explicar o pagamento de diárias de hotel e passagens aéreas feito por uma empresa privada a servidores do órgão que já haviam recebido por elas. Por fim, foi questionado sobre a contratação de uma empresa fornecedora de programas de computação para uso no órgão. Para o TCU, se tratava de um "negócio ruinoso". No julgamento do caso, as contas foram "aprovadas com ressalvas". O órgão pediu que medidas de controle fossem adotadas para que isso não se repetisse. Em nota, Doria ressaltou que suas contas foram aprovadas.

"[Doria] Foi violentamente criticado por uma propaganda do turismo brasileiro com bundas de mulher na praia, estimulando claramente o turismo sexual"

EXAGERADO
Há ao menos dois trabalhos –na USP e na Unicamp –que tratam do uso da imagem da mulher brasileira em anúncios da Embratur. A dissertação de mestrado de Louise Alfonso e a monografia de Kelly Kajihara mostram que fotos de mulheres seminuas já apareciam nas campanhas do órgão nos anos 70 –antes da gestão Doria. Também ressaltam que a prática continuou até os anos 90. Em 1988, quando o tucano dirigia o órgão, a Embratur veiculou um anúncio que mostrava o Brasil como "um país de cores, sabores e paisagens ("¦) e repleto de mulheres sensuais". Doria afirmou em nota que "não reconhece autoridade moral em Ciro para tratar deste tema" e que sempre respeitou as mulheres.

"Eu que fiz este projeto do rio São Francisco que tá cheio de pai"

VERDADEIRO, MAS
Ciro Gomes foi ministro da Integração Nacional entre 2003 e 2006, durante o primeiro mandato do ex-presidente Lula. O petista repassou a Ciro a missão de formatar a obra, que teve início em 2007, e ele de fato trabalhou no projeto. Mas, segundo o Ipea, o projeto da transposição do Rio São Francisco é antigo e ideias nesse sentido existem desde 1847, quando o engenheiro cearense Marcos de Macedo sugeriu obra semelhante ao imperador Dom Pedro 2º. Projetos na mesma linha também surgiram durante os governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Ciro saiu do governo pouco antes de a obra começar para concorrer a uma vaga como deputado federal.

"Operação Satiagraha? Anulada inteira"

VERDADEIRO
Em 2011, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou todas as provas que foram obtidas na Operação Satiagraha. Considerada até então uma das principais ações anticorrupção do Brasil, ela investigava desde 2008 um suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro. A decisão também levou ao cancelamento da condenação do banqueiro Daniel Dantas por corrupção. Segundo o entendimento do tribunal, houve irregularidades na participação de agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na coleta de provas. O Ministério Público Federal recorreu ao STF para tentar revalidar as provas, mas, em 2015, a corte rejeitou os argumentos. O delegado do caso, Protógenes Queiroz, foi afastado de seu trabalho e se elegeu deputado. O juiz Fausto De Sanctis deixou sua vara e virou desembargador no Tribunal Regional Federal, em área sem relação com crimes financeiros.

"[Moro mandou] prender um blogueiro"

EXAGERADO
Em 21 de março, o juiz federal Sergio Moro, titular da Operação Lava Jato, determinou que a Polícia Federal fizesse buscas, apreensões e a condução coercitiva de três pessoas, entre elas o blogueiro Eduardo Guimarães, que assina o Blog da Cidadania. Além dessas medidas, ele e os outros dois investigados tiveram seus sigilos de dados telefônicos quebrados. Guimarães é acusado pelos investigadores da Operação Lava Jato de avisar pessoas próximas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que ele seria alvo de buscas e quebras de sigilo. A medida gerou polêmica devido à acusação de que se buscava a fonte do blogueiro. No entanto, não consta nenhum pedido de prisão para Guimarães. Procurado pela reportagem, o ex-ministro Ciro Gomes não se manifestou.


Endereço da página: