Folha de S. Paulo


Para Dilma, Cunha diz que 'Temer roubava na Caixa'

Líbia Florentino/Brazil Photo Press/Folhapress
A ex-presidente Dilma Rousseff durante entrevista na Fundação José Saramago, em Lisboa (Portugal), nesta terça-feira
A ex-presidente Dilma Rousseff durante entrevista na Fundação José Saramago, em Lisboa

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou em entrevista ao jornal "Valor Econômico", publicada nesta sexta (17), que seu "capítulo preferido" na Operação Lava Jato são as perguntas que o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) encaminhou ao presidente Michel Temer na Justiça Federal.

"Quando li a primeira vez, lá sabia quem era José Yunes [ex-assessor da Presidência]? Mas lá está Eduardo Cunha dizendo que quem roubava na Caixa Econômica Federal, no FGTS, é o Temer. Leia, minha filha. Não tenho acesso às delações, mas sei o que é um roteiro. E lá está explícito roteiro da delação de Eduardo Cunha."

O ex-deputado elencou perguntas a Temer na Justiça Federal do DF, que investiga supostas irregularidades no Fundo de Investimento do FGTS.

Na Justiça Federal do Paraná, o juiz Sergio Moro vetou parte das questões do ex-deputado e afirmou que ele tentava constranger Temer.

Na entrevista, a ex-presidente afirmou ainda que não iria "assaltar o país", ao se aliar com Eduardo Cunha e seus correligionários. "Eles assaltam o país. Assaltam. Do verbo assaltar. Além de outras coisas, né? Ele tem uma postura, em relação a direitos, coletivos e individuais, extremamente sectária."

Cunha decidiu receber o pedido de impeachment de Dilma, no fim de 2015, após romper com o governo, no que foi entendido como uma retaliação por não ter obtido apoio do PT para evitar sua cassação na Câmara.

Ao jornal Dilma disse ainda que Temer é "extremamente frágil", "fraco", "completamente medroso" e "não enfrenta nada".

MOREIRA

A petista disse ainda na entrevista que impediu o ministro Moreira Franco, atualmente da Secretaria-Geral da Presidência, de "roubar" quando ele integrava o seu governo.

"O gato angorá [Moreira Franco] tem uma bronca danada de mim porque eu não o deixei roubar, querida. É literal isso: eu não deixei o gato angorá roubar na Secretaria de Aviação Civil", afirma Dilma.

"Angorá" era o apelido de Moreira em negociações com a Odebrecht, segundo o delator Cláudio Melo Filho.

A petista prossegue: "Chamei o Temer e disse: 'Ele não fica. Não fica!'. Porque algumas coisas são absurdas, outras não consegui impedir. Porque para isso eu tinha de ter um nível de ruptura mais aberto, e eu não tinha prova, não tinha certeza, entendeu?"

O peemedebista foi ministro em duas áreas no primeiro mandato de Dilma: foi responsável pela pasta dos Assuntos Estratégicos de 2011 a 2013, com status de ministro, e comandou a Aviação Civil até o fim de 2014. Depois, foi substituído por Eliseu Padilha e deixou o governo.

Moreira emitiu nota dizendo que as declarações de Dilma são infundadas. O Planalto não se manifestou.

Entenda a operação Lava Jato


Endereço da página:

Links no texto: