Folha de S. Paulo


Odebrecht afirma que delações foram voluntárias

Eduardo Anizelli/Folhapress
SÃO PAULO, SP. 18.12.2016: : ODEBRECHT-EMPRESA - Fachada da sede da Odebrecht na zona oeste de São Paulo. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress)
Fachada da sede da Odebrecht na zona oeste de São Paulo

A Odebrecht, que assinou em dezembro acordos de delação e leniência com a Lava Jato, afirmou que o processo de colaboração de ex-executivos do grupo foi feito de forma espontânea e voluntária.

A afirmação está em carta enviada à Folha pelo grupo baiano sobre reportagem publicada nesta segunda (13) que mostrou Marcelo Odebrecht, herdeiro da empresa, como alvo de mágoa de grande parte dos executivos da empresa que viraram delatores.

A reportagem informa que muitos deles atribuem a Marcelo a inclusão de seus nomes na Lava Jato, assim como as elevadas penas estabelecidas nos acordos com o Ministério Público Federal.

A nota do grupo diz que informações colhidas dentro da empresa mostram que "não é verídico que haja conflitos entre integrantes ou ex-integrantes [do grupo] relativos a este tema, como fazem supor as fontes da matéria".

A empresa afirma ainda que todos estão dedicados a "reformar as relações entre as empresas e o Poder Público".

No comunicado, a companhia explica que, devido ao sigilo dos acordos com a Procuradoria, não pode se pronunciar sobre "temas específicos como os mencionados na reportagem" da Folha, mas acredita "no esclarecimento maior dos fatos no futuro".

Mais uma vez, a Odebrecht ressalta a importância de dados revelados pela empresa. "Conforme tem afirmado o MPF [Procuradoria] em suas manifestações, as colaborações das pessoas físicas e o acordo de leniência têm alta relevância pública" e contribuem para o andamento das investigações.

*

Leia a íntegra da carta da Odebrecht enviada à Folha:

O acordo de leniência firmado pela Odebrecht junto ao Ministério Público Federal (MPF) teve como ponto de partida os fatos apresentados espontaneamente nas colaborações das pessoas físicas (executivos e ex-executivos). Mas o objetivo da leniência é coletivo, não individual. Todos na empresa estão imbuídos deste espírito, com o objetivo de ajudar a reformar as relações entre as empresas e o Poder Público. Com esta mudança de atitude e baseado no Compromisso Público de Ética, Transparência e Integridade, a empresa está buscando recuperar a confiança da Sociedade. Além disso, a Odebrecht já vem há tempos implantando as melhores práticas de governança e conformidade –que inclusive estarão sob escrutínio de monitor independente, por um período de três anos.

O procedimento de homologação das colaborações das pessoas físicas já está concluído e nele foi confirmado pelo STF que todos os relatos foram feitos de forma espontânea e voluntária. Sendo assim, e baseado em informações colhidas pela empresa internamente, não é verídico que haja conflitos entre integrantes ou ex-integrantes relativos a este tema, como fazem supor as fontes da matéria.

Em virtude do sigilo previsto no acordo com o MPF, a Odebrecht tem limitações para se pronunciar publicamente sobre o teor das colaborações das pessoas físicas e da leniência firmada pela empresa. Esta restrição impede que a empresa se pronuncie inclusive sobre temas específicos como os mencionados na reportagem em referência. A Odebrecht, porém, acredita no esclarecimento maior dos fatos no futuro.

Importante também ressaltar, conforme tem afirmado o MPF em suas manifestações, que as colaborações das pessoas físicas e o acordo de leniência têm alta relevância pública, devido ao valor dos fatos e dados apresentados pela Odebrecht, que contribuem para a continuidade e aprofundamento das investigações em curso.


Endereço da página:

Links no texto: