Folha de S. Paulo


Em Bangu, Eike vive com presos da Lava Jato; Cabral e mulher se veem às quartas

Reprodução/Tv Globo
RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, cela de 15 m onde o empresario Eike Batista esta na Cadeia Publica Bandeira Stampa (Bangu 9), no Complexo de Gericino, na Zona Oeste da cidade. Foto Reproducao Tv Globo ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Cela onde o empresario Eike Batista está preso, em Bangu 9, no Rio de Janeiro

O empresário Eike Batista divide a cela da cadeia pública Bandeira Stampa, em Bangu 9, zona oeste do Rio, com o doleiro Álvaro José Galliez Novis e Wagner Jordão Garcia, também presos na Operação Eficiência, braço da Lava Jato no Rio.

A cela, de 15m², tem televisão e ventilador. Fotos exibidas nesta terça (31) pelo "Jornal Nacional" mostram uma garrafa d'água mineral, um livro, roupas e sacos plásticos sobre a parte de cima de uma beliche, onde o empresário passou a primeira noite.

Há ainda pacotes de biscoito sobre uma bancada e uma série de garrafas d'água no cárcere. Outra imagem mostra uma marmita oferecida no presídio, com arroz, farofa e salsicha. O banheiro é separado por duas paredes, sem porta, e tem apenas um vaso sanitário no nível do chão. O presídio passa por racionamento de água.

Eike foi transferido para Bangu no começo da tarde de segunda (30), horas depois de ser preso, durante a operação Eficiência, deflagrada pela Polícia Federal no dia 26.

Ele estava na cadeia de Ary Franco, zona norte do Rio, que funciona como unidade de triagem. Havia a preocupação de que Eike ficasse na unidade, construído no fim dos anos 1970, conhecida pelas péssimas condições sanitárias e superlotação –presos convivem com ratos, morcegos e baratas. Muitas das celas estão no subsolo.

Quando a operação estourou, o empresário estava fora do país e foi considerado foragido pela Justiça, procurado pela Interpol (Polícia Internacional). Seus advogados negaram, na ocasião, que ele tivesse fugido.

Ele teve a prisão decretada depois que dois doleiros fizeram acordos de delação premiada e contaram que ele pagou US$ 16,5 milhões em propina ao ex-governador do Rio Sérgio Cabral, que está preso.

CABRAL E ADRIANA

Na edição de quarta (1º), o "Jornal Nacional" exibiu imagens das celas onde estão detidos Sérgio Cabral e sua mulher, Adriana Ancelmo, em Bangu 8.

O casal está separado por 150 metros de distância, entre um e outro pavilhão. Eles costumam se ver às quartas-feiras, como ontem, das 9h às 16h —conforme adiantou o telejornal e confirmou a Secretaria de Administração Penitenciária.

Patricia Andrade e Mahomed Saigg/TV Globo
Fotos mostram celas de Sérgio Cabral e Adriana Ancelmo em Bangu. Janela e porta da cela de Sérgio Cabral têm tela contra insetos; cela tem televisão e ventiladores (Foto: Patricia Andrade e Mahomed Saigg/TV Globo)
Cela de Sérgio Cabral em Bangu 8, em imagem obtida pelo 'Jornal Nacional'

Cabral dorme na cama de baixo de um beliche e está lendo a biografia de Winston Churchill, um dos mais proeminentes primeiros ministros britânicos. Sua cela, com vaga para quatro pessoas, tem 16 m², três ventiladores e um aparelho de televisão.

A comida é a mesma para os dois: arroz ou macarrão com feijão, carne ou ovo.

Patricia Andrade e Mahomed Saigg/TV Globo
Fotos mostram celas de Sérgio Cabral e Adriana Ancelmo em Bangu. Cela de Adriana Ancelmo em Bangu (Foto: Patricia Andrade e Mahomed Saigg/TV Globo)
Imagem da cela de Adriana Ancelmo, obtida pelo 'Jornal Nacional'

O banheiro de Cabral possui um vaso sanitário, duas pias e uma área reservada para o banho. O de Ancelmo é mais simples: o vaso está no nível do chão, e ela própria precisa se encarregar da limpeza, segundo o "Jornal Nacional".

A cela da mulher do ex-governador também é menor: tem 6 metros quadrados. As imagens exibem uma Bíblia e outros livros. Também há um ventilador e um pequeno aparelho de televisão.


Endereço da página:

Links no texto: