Folha de S. Paulo


Temer irá a abertura de escola com nome de seu irmão em Praia Grande

Divulgação Prefeitura de Praia Grande
Escola municipal Professor Fued Temer, em Praia Grande (SP)
Escola municipal Professor Fued Temer, em Praia Grande (SP)

No quinto mandato como prefeito de Praia Grande (a 76 km de São Paulo), Alberto Pereira Mourão (PSDB) se disse surpreso com a decisão do presidente Michel Temer (PMDB) de viajar ao município para inauguração da Escola Municipal Professor Fued Temer nesta quinta (12).

"Nem esperávamos que ele viesse", disse à Folha.

Advogado e professor universitário, Fued Miguel Temer morreu em 1995 e foi o primeiro irmão de Temer a se formar na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo. Depois dele, três irmãos o seguiram —inclusive o presidente.

Segundo Mourão, a construção da escola não teve auxílio do governo federal.

"A gente sempre homenageia as pessoas que têm uma relação estreita com a cidade", disse. "O sentido é homenagear um professor universitário, então nada como um colégio para receber o nome."

O prefeito afirma que Temer, e Fued por tabela, são próximos da cidade desde os anos 1990, quando o presidente foi procurador-geral e secretário de Segurança Pública de São Paulo.

"Temer sempre colaborou com reforço do policiamento nos momentos mais críticos da cidade e foi homenageado pela Câmara Municipal em 1993 com um título de cidadania", conta Mourão.

O presidente também mantinha influência na Baixada Santista por meio de indicações na Companhia de Docas do Estado de São Paulo (Codesp) naquela época.

O prefeito de Praia Grande, que conheceu Fued, o descreve como uma pessoa "de bastidores". Para Homar Cais, advogado e colega universitário de Temer, o irmão mais velho era o exemplo do presidente.

A escola municipal terá capacidade para até 1.330 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.


Endereço da página:

Links no texto: