Folha de S. Paulo


Temer cancela ida à inauguração da maior mina do mundo no Pará

Em razão do mau tempo, o presidente Michel Temer não vai à inauguração do projeto S11D, maior complexo de mineração do mundo, lançado neste sábado (17) pela Vale em Canaã dos Carajás (PA).

Por causa da chuva que cai na região desde o início da manhã, não há condições de pouso no aeroporto mais próximo do local, em Parauapebas, de acordo com a assessoria do presidente.

Havia a previsão de que Temer faria um discurso às 12h (horário de Brasília).

O evento, que seria realizado na quinta-feira (15), foi adiado a pedido do presidente. Com pressa para lançar uma agenda positiva em meio à crise política, Temer decidiu anunciar um pacote de estímulos microeconômicos na quinta.

O peemedebista foi citado em delação premiada de um ex-executivo da Odebrecht que afirmou à equipe da Operação Lava Jato que o presidente participou de uma reunião em 2010 com o ex-deputado Eduardo Cunha para discutir doações à campanha eleitoral do partido em troca de facilitar a atuação da empreiteira em projetos da Petrobras.

Entre as 5h e as 8h, cerca de 150 militantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) bloquearam a estrada que dá acesso ao complexo de mineração. Os manifestantes reivindicam uma área para agricultura na região. A Polícia Militar dispersou a ação.

O governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), também não foi ao evento. Nesta sexta (16), a Justiça decretou um pedido de prisão temporária de Alberto Jatene, filho do governador, por suspeita de envolvimento em um suposto esquema de corrupção na cobrança de royalties da exploração mineral investigado pela Polícia Federal.


Endereço da página:

Links no texto: