Folha de S. Paulo


Justiça determina retorno de Cabral ao Rio de Janeiro

Geraldo Bubniak/Agencia O Globo
Ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral é levado à carceragem da PF em Curitiba
Ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral é levado à carceragem da PF em Curitiba

Preso sob suspeita de corrupção, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) deve voltar a uma penitenciária do Estado, por decisão da Justiça.

Atualmente, ele está detido na Polícia Federal em Curitiba, depois de a Justiça do Rio entender que havia regalias na penitenciária de Bangu -para onde ele foi levado inicialmente.

A defesa de Cabral, porém, recorreu dizendo que não houve quaisquer regalias na visita ou no atendimento ao preso.

"[Bem se pode observar que] inexiste qualquer documento da SEAP [Secretaria da Administração Penitenciária] ou qualquer outro documento que demonstre ter efetivamente ocorrido alguma irregularidade nas visitas do custodiado", afirmou o desembargador Abel Gomes, do TRF (Tribunal Regional Federal) no Rio.

Segundo o magistrado, as matérias jornalísticas em que se fundamentava a decisão anterior, de transferir Cabral para Curitiba, foram baseadas em entrevista do próprio promotor que fez o pedido.

Gomes destacou na decisão um ofício da promotora de investigação penal de Bangu, Valéria Costa, em que afirma que "nenhuma condição irregular ou ilegal fora dispensada ao interno [Cabral]".

Para o desembargador, "as tais irregularidades e ilegalidades na visitação não foram até aqui muito bem definidas", e Cabral tem a prerrogativa de permanecer detido na cidade de seu domicílio.

Ainda não há previsão de quando o ex-governador será transferido a Bangu.


Endereço da página:

Links no texto: