Folha de S. Paulo


Ex-primeira-dama nega intermediação de caixa 2 a campanha em El Salvador

AFP -1º.jun.2009/Presidência
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a então primeira-dama de El Salvador, Vanda Pignato
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a então primeira-dama de El Salvador, Vanda Pignato

Em entrevista à Folha por e-mail, a ex-primeira-dama e secretária de inclusão social de El Salvador Vanda Pignato falou sobre a citação de seu nome da pré-delação da Odebrecht.

A brasileira negou ter atuado na arrecadação de recursos para a campanha presidencial de Mauricio Funes, em 2008, e disse nunca ter conversado com o ex-presidente Lula sobre o assunto.

Segundo delatores da empreiteira, Vanda intermediou o pagamento de R$ 5,3 milhões de caixa dois feito pela Odebrecht à campanha de Mauricio Funes, na época seu marido e candidato à Presidência da República do país centro-americano.

Folha - A senhora atuou na arrecadação de dinheiro para a campanha presidencial de Mauricio Funes em 2008?
Vanda Pignato - Não.

A Odebrecht doou legalmente valores para a campanha de Funes? Se sim, quais?
Não tenho nenhuma informação sobre esse tema.

A senhora conhecia Marcelo Odebrecht e/ou outros executivos da empresa? Se sim, em quais situações tiveram contato?
Conheci Marcelo Oderbrecht, assim como outros empresários brasileiros, em um almoço e um jantar oferecidos pela Fiesp ao então presidente Funes, em agosto de 2010, durante o 1º Encontro de Empresários Brasil - El Salvador-, na visita oficial que foi realizada ao Brasil.

Dessa viagem, participaram da delegação oficial vários empresários salvadorenhos, entre eles o presidente da Associação Nacional da Anep (Empresa Privada Carlos Enrique Araujo), o presidente de empresa aérea salvadorenha TACA Roberto Kriete, o presidente do Grupo Dutriz, José Roberto Dutriz; o vice-presidente da Tele-Corporação Salvadorenha, Juan Carlos Eserski, e destacados empresários da industria têxtil, turismo, energia e alimentos.

A comitiva governamental salvadorenha foi integrada também pelo chanceler Hugo Martínez, o ministro da Economia Héctor Dada, da Agricultura Guillermo López Suárez, do Turismo Napoleón Duarte, o secretario técnico da Presidência Alex Segovia, o secretário privado Francisco Cáceres e o secretário de Comunicações David Rivas.

Em abril de 2011, durante minha gestão como primeira-dama e Secretária de Inclusão Social, visitei um projeto social da Fundação Odebrechet na Bahia. Fui recebida pelo fundador, Norberto Odebrechet. Visitei os projetos Casa Família Rural, Aliança Cooperativa da Mandioca e Instituto de Direito e Cidadania.

Qual foi a última vez que esteve com Marcelo Odebrecht?
A última vez que estive com Marcelo Odebrechet foi durante uma visita que ele realizou a El Salvador onde se reuniu com empresários salvadorenhos. Nessa oportunidade, o presidente Funes ofereceu um jantar do qual participaram os mais importantes empresários salvadorenhos e o presidente da Anep.

A senhora conversou com o ex-presidente Lula sobre doações para a campanha presidencial de Funes? Se sim, como foi a conversa?
Nunca conversamos sobre isso.

O ex-presidente Lula ajudou nas arrecadações da campanha Mauricio Funes?
Não tenho informação sobre esse tema.

Qual é a sua relação com o PT?
Militei no PT desde sua fundação, como estudante e membro das Comunidades Eclesiais de Base sempre na corrente interna do PT conhecida como " O Trabalho". No ano em que Mauricio Funes foi eleito presidente de El Salvador, renunciei à minha filiação partidária. Desde então, não tenho filiação a nenhum partido.


Endereço da página:

Links no texto: