Folha de S. Paulo


Após aprovação de pacote, São Paulo e Rio têm panelaços

Bairros de São Paulo e do Rio registraram panelaços na noite desta quarta-feira (30) após a aprovação de um pacote pela Câmara considerado uma retaliação contra a Operação Lava Jato.

Em Copacabana, a manifestação começou por volta das 20h30 e durou ao menos sete minutos.

A convocação foi feita pelas redes sociais como "um esquenta para a manifestação de domingo".

No texto da convocação, os organizadores, que não se identificam, diziam: "Vamos todos arrebentas as panelas de tanta indignação contra a aprovação absurda que criminaliza os juízes e o MP aprovada na surdina na última madrugada#panelaçohoje20h30!Mandem para todos os seus contatos, grupos e redes sociais!#Veta temer#STF", afirma a nota

Manifestantes gritavam também "Fora, Temer".

Em São Paulo, houve também buzinaços em bairros como Perdizes e Pinheiros (zona oeste) e Higienópolis (na região central), que coincidiram com o início do "Jornal Nacional". No Jardim Paulista, houve ainda gritos de "fora, Renan".

Também houve esse tipo de manifestação na Asa Norte, em Brasília, e em Porto Alegre.

O presidente do Senado tentou votar nesta quarta-feira um requerimento de urgência para apreciar já na Casa o pacote aprovado pelos deputados.

Após aprovar por quase unanimidade o texto-base do pacote de dez medidas anticorrupção propostas pelo Ministério Público, o plenário da Câmara passou a madrugada desta quarta votando emendas e derrubando vários pontos importantes da proposta.

Os panelaços ganharam força no país no início de 2015, como forma de protesto contra a então presidente Dilma Rousseff. Em maio deste ano, após a posse de Michel Temer, manifestantes também fizeram esse tipo de ato durante uma entrevista do peemedebista na TV.


Endereço da página:

Links no texto: