Folha de S. Paulo


Para relator, colegas foram hipócritas e fizeram 'picadinho' de medidas

Pedro Ladeira - 23.nov.2016/Folhapress
Deputado Onyx Lorenzoni durante sessão para votar o projeto anticorrupção, em Brasília (DF)
Deputado Onyx Lorenzoni durante sessão para votar o projeto anticorrupção, em Brasília (DF)

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) considerou "hipocrisia" de seus colegas aprovarem seu relatório na madrugada desta quarta-feira (30) para depois desfigurarem o texto de medidas anticorrupção. Ele diz acreditar que o Senado não será capaz de recuperar seu parecer.

"Na minha visão, houve uma hipocrisia. Votaram para usar o argumento de que apoiam as dez medidas e depois fizeram picadinho delas. Não esperava. Esperava que houvesse a retirada de algumas medidas, mas não achei que teriam coragem de fazer o que fizeram", disse Lorenzoni à Folha.

O parecer do deputado gaúcho foi aprovado praticamente por unanimidade. Mas, ao longo da madrugada, deputados aprovaram uma série de destaques que mudaram o texto.

A primeira atitude dos deputados na madrugada foi incluir emenda com a possibilidade de punição de magistrados e integrantes do Ministério Público por crime de abuso de autoridade.

A isso se seguiu uma série de alterações no pacote, sempre na linha de suprimir propostas do Ministério Público de endurecimento da legislação ou de simplificação dos trâmites processuais.

A maior parte das emendas foi capitaneada por PP e PT, partidos com vários políticos implicados na Lava Jato.

Para Lorenzoni, o Senado não será capaz de recuperar seu texto.

"Num Senado que tem Renan Calheiros de presidente não dá para esperar muito. A não ser que façam depois de fevereiro, quando a Casa terá um novo presidente", afirmou o deputado. Renan também é alvo da Operação Lava Jato.


Endereço da página:

Links no texto: