Folha de S. Paulo


Emenda a favor da anistia para caixa dois racha PT

O apoio à emenda que será apresentada em plenário para garantir anistia à prática do caixa dois eleitoral rachou a bancada do PT na Câmara na noite desta quarta-feira (23).

Enquanto um grupo de 26 deputados assinou manifesto se posicionando contra a manobra, outro grupo coleta assinaturas para que o partido apoie a modificação no texto que pode livrar a maioria dos alvos da Operação Lava Jato.

"Queremos repudiar qualquer tentativa de anistia ao caixa dois que se pretenda, como penduricalho, agregar a estas medidas contra a corrupção", diz trecho da nota.

"Entendemos que seja este um dos objetivos do golpe: 'estancar a sangria', nas palavras de um dos golpistas; proteger deputados que votaram pelo impeachment da presidenta Dilma e que podem ser envolvidos com este crime eleitoral nas investigações em curso", defendem 26 deputados.

Em outra frente, deputados do PT estão coletando assinaturas a favor da emenda para respaldar o líder da legenda, Afonso Florence (PT-BA), a também assinar a emenda a favor da anistia do caixa 2.

Ao deixar o gabinete da presidência da Câmara, o deputado Vicente Cândido (PT-SP) disse já ter 25 assinaturas a favor da emenda, uma a menos do que as do manifesto contra. O PT tem 58 deputados na Câmara.

O entra e sai na sala do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é ininterrupto. Deputados saem nervosos e se recusam a falar abertamente.

Nos bastidores, dizem não haver certeza de que a votação em plenário ocorrerá nesta noite, depois que o texto sair da comissão especial.

Eles fazem críticas ao parecer do relator Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que dizem ser corporativista, atendendo apenas os interesses do Ministério Público.

Também há líderes receosos de assinar a emenda a favor da anistia do caixa dois sem a assinatura do PT.


Endereço da página:

Links no texto: