Folha de S. Paulo


Ciro Gomes diz que Lula se queimou e chama Temer de golpista

O ex-ministro Ciro Gomes, possível candidato a presidente em 2018 pelo PDT, afirmou que o PT não está morto, mas "quem está em final de ciclo é o Lula". Disse que o ex-presidente "brincou de Deus e se queimou".

Foi após pergunta que citava a possibilidade de Ciro ser apoiado pelo PT em 2018, segundo lideranças do partido, que apontaram porém problemas como sua troca constante de legenda –sete, até o momento– e o risco de não ter o apoio do próprio PDT.

Alan Marques/Folhapress
Ciro Gomes em ato na sede do PDT com liderança partidárias
Ciro Gomes em ato na sede do PDT com liderança partidárias

Durante entrevista pública no Festival Piauí GloboNews de Jornalismo, ele comentou ainda, sobre o presidente do PDT, Carlos Luppi, que "é um amigo".

Além de Lula, Ciro criticou outros eventuais presidenciáveis como o senador Aécio Neves, o governador Geraldo Alckmin, o ministro José Serra e a ex-ministra Marina Silva.

Chamou o presidente Michel Temer de "golpista salafrário" e voltou a criticar Lula, porque "botou um canalha de vice da Dilma, um picareta", referências a Temer.

Questionou também o candidato a prefeito do Rio e principal liderança do PSOL, Marcelo Freixo, pelo que chamou de "estreiteza moralista".

Por fim, chamou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de, entre outras qualificações, "um traidor do Brasil".


Endereço da página:

Links no texto: