Folha de S. Paulo


STF arquiva um dos inquéritos contra Edison Lobão na Lava Jato

Relator dos processos relacionados à Operação Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Teori Zavascki determinou o arquivamento de um dos inquéritos abertos para investigar o senador Edison Lobão (PMDB-MA).

Em despacho assinado nesta quarta (31), Teori acolheu o pedido feito pela PGR (Procuradoria-geral da República) e pela Polícia Federal para arquivar a apuração.

O parlamentar era suspeito de ter recebido R$ 1 milhão a Lobão, por ordem do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa. O valor seria proveniente de recursos desviados da Petrobras.

Pedro Ladeira/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 07-05-2015, 13h00: O senador Edison Lobão (PMDB-MA). Sessão solene de Promulgação da PEC da Bengala, no plenário do senado federal. O presidente do senado senador Renan Calheiros (PMDB-AL) presidiu a sessão, que teve a presença do presidente da câmara dos deputados dep. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e dos ministros do STF Ricardo Lewandowski (Presidente do STF) e Gilmar Mendes. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
O ex-ministro de Minas e Energia e atual senador Edison Lobão (PMDB-MA)

Os procuradores, no entanto, não conseguiram comprovar a acusação durante a investigação.

Além desse inquérito, Lobão é alvo de outros três. Dois deles instaurados a partir de fatos apurados pela Lava Jato e um terceiro sobre supostos desvios na Eletronuclear.

A defesa do senador nega as acusações e diz que nunca houve recebimento de propina.


Endereço da página:

Links no texto: