Folha de S. Paulo


ANJ protesta contra agressões a jornalistas e ameaças a mídia

Fabio Braga/Folhapress
Sao Paulo,SP,Brasil 31-08-2016 - Manifestantes contra o impechment da presidente cacada Dilma Rousseff sao dispersados com bombas de gas lacrimogenio em frente ao predio da Folha de S.Paulo, na regiao central de cidade. (Foto:Fabio Braga/Folhapress, Poder)
Manifestantes contrários ao governo do presidente Temer atiram cavalete na fachada da Folha

A ANJ (Associação Nacional de Jornais) divulgou uma nota condenando atitudes de manifestantes durante a noite desta quarta-feira (31) frente a jornalistas e empresas jornalísticas.

Leia na íntegra:

"A Associação Nacional de Jornais (ANJ) condena as agressões e ameaças dirigidas ontem contra jornalistas e empresas jornalísticas em diferentes cidades do país, por parte de manifestantes contrários ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e por forças policiais que tratavam de reprimir atos de vandalismo.

Os atos praticados pelos manifestantes foram iniciativas intoleráveis de intimidação. Já as agressões e destruição de registros fotográficos dos acontecimentos por parte de policiais militares contra profissionais devidamente identificados caracterizam violência e arbitrariedade inaceitáveis.

Em ambos os casos, além de colocar em risco a integridade física de profissionais no exercício de sua atividade, tais ações são uma afronta ao direito da sociedade de ser livremente informada, por agredirem o jornalismo na sua essência.

Não se pode confundir o direito à manifestação com vandalismo, nem manutenção da ordem com violência e censura. A ANJ espera que as autoridades apurem os casos ocorridos ontem, lhes dê o devido tratamento legal e se empenhe de forma permanente em preservar o livre exercício do jornalismo."


Endereço da página:

Links no texto: