Folha de S. Paulo


Fotos exclusivas mostram Complexo onde vivem presos da Lava Jato

A Folha obteve imagens inéditas do interior do Complexo Médico Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, onde vivem os presos da Operação Lava Jato. Conhecido como CMP, o presídio é destinado a detentos que precisam de tratamento médico por causa de ferimentos, doenças ou problemas psiquiátricos, mas também acolhe presos comuns, como policiais que praticaram crimes e condenados com curso superior.

No dia em que essas fotos foram feitas havia no Complexo Médico Penal 733 presos distribuídos em seis galerias e uma ala feminina. Vivem ali o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o ex-senador Gim Argello e os ex-deputados federais Luiz Argôlo e André Vargas.

Os presos da Lava Jato ficam confinados na sexta galeria. Passaram por lá o empreiteiro Marcelo Odebrecht e o ex-deputado Pedro Corrêa, que hoje estão na Superintendência da Polícia Federal onde negociam delação, o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e o lobista Fernando Baiano, que estão soltos, entre outros.

No dia 1º de agosto agentes penitenciários fizeram uma revista nas celas dos presos da Lava Jato e encontraram no cubículo dividido por José Dirceu e Luiz Argôlo um carregador de celular, um cabo de aparelho de som portátil e quatro pendrives com filmes e séries de TV. Não foi encontrado aparelho celular naquela ala. Dirceu e Argôlo foram punidos com 20 dias sem visitas. Na cela do ex-senador Gim Argello os agentes encontraram um pendrive com filmes. Nas alas vizinhas foram apreendidos seis celulares e 700 gramas de maconha. Leia a reportagem completa aqui.


Endereço da página:

Links no texto: