Folha de S. Paulo


'TV municipal' custará R$ 10 milhões anuais, afirma Haddad

Lalo de Almeida - 24.jul.2016/Folhapress
SAO PAULO, SP. 24/07/2016. O prefeito Fernando Haddad cumprimenta correligionários na convenção do PT no Sindicato dos Bancários em São Paulo, junto com o ex-presidente Lula, para o lançamento de sua candidatura a reeleição a Prefeitura de São Paulo.( Foto: Lalo de Almeida/Folhapress, PODER )
O prefeito Fernando Haddad cumprimenta público em evento que oficializou sua candidatura

O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Fernando Haddad (PT), defendeu nesta quinta-feira (18) a criação de TV e rádio municipais, prevista no seu programa de governo. Segundo ele, sua implantação terá custo de cerca de R$ 10 milhões anuais, menos de 10% do Orçamento da prefeitura para publicidade oficial.

Na seção intitulada "Por uma alternativa de comunicação", o programa descreve o controle privado dos meios de comunicação como um "perigoso fator de desequilíbrio democrático" no país.

De acordo com o jornal "O Estado de S. Paulo", o plano foi criticado nesta quarta (17) por dois dos principais concorrentes do prefeito, Celso Russomanno (PRB) e João Doria (PSDB). Eles descrevem a proposta como "inoportuna" em razão das despesas criadas em um momento de crise econômica.

O documento propõe estruturar um sistema público de comunicação, que possa disseminar a pluralidade de pontos de vista e coberturas jornalísticas para, segundo o programa petista, atenuar efeitos da concentração da mídia.

Haddad explica que, com a mudança do sistema analógico para o digital, será aberta uma faixa de frequência para o poder público no país inteiro. E sua ideia é se valer do espaço para veiculação de material produzido na periferia da cidade, a exemplo de uma rádio comunitária.

"Não entendo como alguém possa ser contra a periferia se expressar num canal específico. É muita crueldade não querer, tendo a tecnologia disponível, que as pessoas se expressem. Deixar a comunidade se expressar virou pecado", disse o prefeito.

Haddad participou de café da manhã com dom Angélico Sândalo Bernardino, que declarou voto no petista, e representantes da região episcopal da Brasilândia. Ao lado do vice, Gabriel Chalita (PDT), e de dom Angélico, o prefeito rezou um pai-nosso.

Neto de padre –de igreja católica oriental, que permite que homens casados sejam ordenados–, Haddad diz que reza todos os dias. "Tenho meu avô como referência moral até hoje."

CONTEÚDO INSTITUCIONAL

O comando do PT inicia nesta sexta-feira (19) a distribuição de vídeos para uso de seus candidatos a prefeito e vereador durante a campanha municipal.

Os spots, produzidos pelo Diretório Nacional do partido, se dedicarão à defesa do PT em rádio e TV, ressuscitando a ideia do "modo petista de governar", além de exaltação das ações da administração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também da presidente afastada, Dilma Rousseff.

Segundo texto divulgado no site do partido, "os spots defenderão o legado do PT desde a sua existência, mostrando claramente que o Brasil era um antes do partido e se tornou outro, muito melhor, depois de sua entrada em cena, principalmente após a passagem pelo governo federal".

A intenção é que os spots sejam complementados pelas campanhas locais. Serão ao menos 30 spots de até 60 segundos de duração, com versão tanto para a TV como para o rádio.


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