Folha de S. Paulo


SBT, Folha e UOL farão debate com candidatos em 23 de setembro

O debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo que será promovido por SBT, Folha e UOL ocorrerá no próximo dia 23 de setembro, a partir das 13h10, na sede da emissora de TV.

O evento terá duração de uma hora e meia e será dividido em três blocos, com dois intervalos entre eles.

Com mediação do apresentador do SBT Carlos Nascimento, também terá participação dos jornalistas Fernando Canzian, repórter especial da Folha, Kennedy Alencar (SBT) e Diogo Pinheiro, do UOL, que poderão fazer perguntas aos candidatos.

Conforme a nova lei eleitoral, debates na televisão devem obrigatoriamente ter a participação dos candidatos de partidos que tenham mais de nove deputados federais.

No caso de São Paulo, há cinco nomes nessa condição: Celso Russomanno (PRB), Marta Suplicy (PMDB), Fernando Haddad (PT), João Doria (PSDB) e Major Olimpio (SD).

Os organizadores do debate propuseram uma regra mais abrangente do que o mínimo exigido pela lei: participariam todos os necessários legalmente mais os cinco primeiros colocados na última pesquisa Datafolha anterior ao debate. Na situação atual, isso significaria a entrada da candidata Luiza Erundina, do PSOL. Ela é a terceira colocada no último levantamento feito pelo Datafolha, mas seu partido, o PSOL, tem apenas seis deputados federais.

Para a proposta ser aprovada, ela precisava do aval de dois terços dos participantes do debate, o que não se concretizou em votação feita nesta quarta (17), no auditório da Folha. Foram favoráveis à ampliação da regra as campanhas de Russomanno e Haddad. Votaram contra os representantes de Marta, Doria e Major Olímpio.

A campanha de Erundina entrou com ação na Justiça para reverter a decisão dos demais concorrentes. O coordenador da campanha de Erundina, Marcio Bento, disse que o veto da candidata no debate foi antidemocrático.

"É a exclusão de uma candidata que tem 10% das intenções de voto, está em terceiro lugar, podendo chegar a segundo no empate técnico, Erundina foi prefeita de São Paulo, é deputada federal e expressa uma posição clara nas eleições com um programa alternativo. É provavelmente o medo em relação ao crescimento dela que faz com que algumas das candidaturas se posicionem contra", disse Bento.

Ele reforçou que nas disputas eleitorais no Rio de Janeiro e em Porto Alegre os candidatos do PSOL foram aceitos nos debates por seus rivais.

Folha, SBT e UOL já realizaram sabatinas com os principais candidatos em São Paulo –assista aos vídeos das entrevistas.

Pesquisa feita nos últimos dias 12 e 13 de julho mostrou que o candidato do PRB tem 25% das intenções de voto, à frente das ex-prefeitas Marta Suplicy, com 16%, e Erundina (PSOL), com 10%.

Haddad (PT), que vai tentar a reeleição, aparece com 8%, em empate técnico com o tucano João Doria, que tem 6%. Na ocaisão, Andrea Matarazzo (PSD), que ainda não havia sido anunciado como vice de Marta, tinha 3%.

*

PRINCIPAIS REGRAS

Data e horário
O debate será realizado na sede do SBT, no próximo dia 23/9, transmitido a partir das 13h10

Duração
Total de uma hora e meia, com três blocos divididos por dois intervalos

Convidados
Candidatos que disputarão o primeiro turno que tiverem bancadas com mais de nove deputados federais

Horário limite
Candidatos deverão estar no local até as 12h

Roteiro

1º bloco perguntas de jornalistas e perguntas de candidatos

2º bloco perguntas entre candidatos

3º bloco perguntas de jornalistas e considerações finais

  • Cada um dos jornalistas dos veículos que realizam o debate poderá fazer perguntas de até 30 segundos
  • O candidato terá 90 segundos para responder
  • Perguntas complementares e suas respostas terão, respectivamente, 15 e 45 segundos
  • Nas perguntas entre candidatos, a regra é: 30 segundos de perguntas para 90 segundos de resposta; réplica e tréplica terão 30 segundos

Endereço da página:

Links no texto: