Folha de S. Paulo


Folha lança curso de treinamento para pessoas acima dos 40

A Folha lança, neste semestre, um curso inédito de "trainees experientes", voltado para profissionais com mais de 40 anos.

O programa pretende atrair pessoas com experiência e formação superior em qualquer área do conhecimento, que tenham interesse em aprender técnicas de jornalismo para mudar de carreira ou passar a colaborar com veículos de imprensa.

"As pessoas estão vivendo mais. Aos 40 ou 50 anos, não é absurdo pensar em começar uma nova carreira ou ganhar novas habilidades", afirma Suzana Singer, editora de Treinamento e Seminários da Folha.

O programa, que inclui exercícios de reportagem, palestras com jornalistas da Redação e a elaboração de um projeto final, começa em outubro e tem duração de dois meses. As aulas são dadas em três noites por semana e também em três sábados.

"O que o jornal quer dos participantes, e o que pretende dar em troca a eles, é experiência", diz Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha.

Dávila afirma ainda que a recessão econômica deixa profissionais qualificados disponíveis no mercado e lembra uma citação de Barack Obama, de 2008: "Nada melhor do que uma crise para fazer mudanças".

Os trainees estarão sob a supervisão de Vera Guimarães Martins, repórter especial e ex-ombudsman da Folha. "É uma oportunidade de vivenciar o ambiente de um grande jornal e descobrir na prática como é feito o noticiário", afirma Vera.

REQUISITOS

Além do recorte de idade, os candidatos precisam ter curso superior e domínio da língua inglesa.

O programa terá dez participantes, selecionados após provas de conhecimentos gerais, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais.

O Programa de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha tem patrocínio da Odebrecht, da Philip Morris e da Friboi.

As inscrições para participar do curso de treinamento para pessoas experientes estão abertas até o dia 7 de setembro, no site.


Endereço da página:

Links no texto: