Folha de S. Paulo


'Se pensam que vão acabar comigo, estão enganados', diz Lula

Frankie Marcone/Futura Press/Folhapress
O ex-presidente Lula com o candidato à Prefeitura de Natal Fernando Mineiro (PT, de vermelho)
O ex-presidente Lula com o candidato à Prefeitura de Natal Fernando Mineiro (PT, de vermelho)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (2) em Natal que está tranquilo em relação às investigações que envolvem a participação de empreiteiras nas obras do sítio de Atibaia e do apartamento de Guarujá, no Estado de São Paulo.

"Eu estou aqui tranquilo. Se eles pensam que vão acabar com Lula, estão enganados", afirmou o ex-presidente em discurso durante convenção que oficializou o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) como candidato à Prefeitura de Natal.

No discurso, Lula negou ser dono do sítio e do apartamento e disse que "inventaram" que ele seria proprietário dos imóveis.

Contudo, não fez referências à acusação de obstrução da Justiça que fez com que ele se tornasse réu na Operação Lava Jato há quatro dias.

A visita de Lula a Natal faz parte de uma agenda por três cidades nordestinas. Esta é a segunda vez em um mês que o ex-presidente participa de atos no Nordeste, principal reduto eleitoral do PT.

Lula vira réu

ANTIGOS ALIADOS

Ao lançar a candidatura de Fernando Mineiro à Prefeitura de Natal, Lula fez queixas de antigos aliados como o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD).

Lula disse que o governador recebeu o seu apoio em 2014, mas o traiu "no dia seguinte", ao apoiar impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).

Na votação do afastamento da presidente, aliados do governador, incluindo o seu filho, deputado federal Fábio Faria (PSD), votaram pelo impeachment.

"O dia em que ele votou contra Dilma, eu tentei ligar para ele, ele não atendia. Eu pedi para o [Fernando] Mineiro ir no gabinete dele, ele não me atendeu. Eu queria falar com o filho dele, não me atendeu", afirmou.

Na discurso, Lula ainda disse que apoiou Robinson Faria em 2014 porque estava "cansado do comportamento" de aliados como o ex-ministro Henrique Eduardo Alves e o senador Garibaldi Alves (PMDB). Ambos apoiaram o impeachment.

E afirmou que, a partir de agora, é melhor o partido caminhar sozinho. "Às vezes, é melhor andar sozinho, mesmo que a caminhada seja difícil, do que mal acompanhado."

A declaração foi dada num momento em que o PT enfrenta dificuldades em conquistar aliados nas capitais. O partido terá candidatos em 20 capitais e deve disputar com chapa pura em dez delas.

CANDIDATO EM NATAL

A prefeitura de Natal é uma das principais apostas do PT para eleger prefeitos de capital nas eleições deste ano.

Fernando Mineiro enfrentará nas urnas o atual prefeito Carlos Eduardo (PDT), que disputa a reeleição, e os deputados estaduais Márcia Maia (PSDB) e Kelps Lima (SD).

Em 2012, Mineiro ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura com 22% dos votos e por pouco não foi para o segundo turno. Neste ano, vai para a eleição com o apoio do PC do B.

Até abril deste ano, o PT era aliado do governador Robinson Faria (PSD), que apoiaria Mineiro nas eleições deste ano. Contudo, a aliança foi rompida com o apoio do PSD ao impeachment de Dilma.


Endereço da página:

Links no texto: