Folha de S. Paulo


Cunha faz churrasco para se despedir de residência oficial da Câmara

Pedro Ladeira/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 27-07-2016, 15h00: O ex presidente da câmara e dep. afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e sua esposa Cláudia Cruz fazem churrasco de confraternização com os funcionários da presidência na residência oficial. Cunha está de saída da casa após a eleição de Rodrigo Maia para o cargo. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em churrasco oferecido a funcionários da residência oficial e seguranças

Um churrasco com música ao vivo, garrafas de espumante e selfies foi o evento escolhido pelo deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) nesta quarta-feira (27) para encerrar sua temporada na residência oficial da presidência da Câmara.

O peemedebista ofereceu um almoço no jardim da casa, onde foram instaladas mesas para receber os convidados: funcionários do local e a equipe de segurança que o atendeu durante sua gestão no comando da Câmara. Não houve parlamentares na recepção, que reuniu cerca de 50 pessoas.

Cunha ainda ocupa a casa da presidência da Câmara, no Lago Sul, área nobre de Brasília, mesmo tendo sido afastado do cargo e do mandato pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em 5 de maio -o argumento dos ministros é o de que ele tentava atrapalhar as investigações da Justiça e do Congresso.

A casa foi alvo de busca e apreensão no fim do ano passado. Sem poder ir à Câmara, Cunha passou a usar o local para receber advogados e aliados que ajudaram a discutir estratégias para tentar dificultar a cassação.

Após renunciar ao cargo de presidente da Câmara, em 7 de julho, Cunha perdeu o direito de continuar ocupando o imóvel, mas foi autorizado a realizar a mudança para um apartamento funcional até o dia 6 de agosto.

O prazo foi dado pela Mesa Diretora após o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), com quem o peemedebista rompeu, ser eleito seu sucessor.

MENU

O churrasco ficou a cargo do bufê Degustare, que afirmou ter providenciado um cardápio simples, com carnes de churrasco, arroz, feijão tropeiro e salada.

O site da empresa traz imagens de eventos nos quais trabalhou para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de anunciar entre seus clientes a Petrobras, a Caixa, o Banco do Brasil, o Congresso Nacional e embaixadas.

Cunha circulou de camisa social, com as mangas dobradas, e gravata. Ele estava acompanhado de sua mulher, a jornalista Cláudia Cruz, que teve denúncia recebida pelo juiz federal Sergio Moro na Operação Lava Jato.

Com a movimentação de jornalistas na área, algumas mesas chegaram a ser deslocadas para evitar que fossem fotografadas.

O evento, no entanto, foi encerrado depois que helicóptero da TV Globo começou a sobrevoar a área.

À Folha Cunha disse que reuniu apenas funcionários da residência oficial para se despedir. O deputado também assegurou que está pagando as despesas. Nem ele nem o bufê disseram o custo do evento.

CASSAÇÃO

Além da ofensiva jurídica, Cunha vê se fechar contra ele o cerco político. O deputado afastado teve sua cassação aprovada pelo Conselho de Ética da Câmara e a expectativa é a de que seu caso seja julgado pelo plenário da Casa nas primeiras semanas de agosto.

Na Lava Jato, Cunha é réu em duas ações penais, acusado de receber propina de negócios da Petrobras. Ele também é investigado em outros três inquéritos por suposto uso do cargo para beneficiar aliados em troca de vantagens indevidas.

Cunha também foi denunciado por participação em um esquema de corrupção na Caixa. O deputado nega envolvimento com qualquer irregularidade.


Endereço da página: