Folha de S. Paulo


Aliados pressionam Matarazzo a desistir de disputar Prefeitura de SP

Lucas Lima/UOL
Andrea Matarazzo, pré candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSD, em sabatina do UOL, Folha de S. Paulo e SBT
Andrea Matarazzo, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSD, em sabatina

O resultado da mais recente pesquisa Datafolha, na qual tem entre 3% e 5% na disputa pela Prefeitura de São Paulo, fomentou o cerco para que o pré-candidato do PSD, o vereador Andrea Matarazzo, desista de concorrer em favor da ex-prefeita Marta Suplicy (PMDB).

Embora não admitam abertamente, integrantes da cúpula do PSD e vereadores do partido chamam de "imbatível" chapa em que Matarazzo ocupe a vice de Marta.

Ele tem resistido ao assédio, argumentando que foi duro crítico da administração de Marta à frente da prefeitura paulistana (2001-2004), mas já dá aos aliados sinais de que pode se render.

O vereador deixou o PSDB por discordar da escolha de João Doria como candidato tucano e com a promessa de que seria candidato pelo PSD.

Avalista da candidatura de Matarazzo, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que é ministro de Ciência e Tecnologia, também já admite a hipótese em suas conversas. "Ele [Matarazzo] saberá qual é o melhor caminho para a cidade e para ele", repete Kassab aos aliados.

O temor é que, sem aliança ampla e tempo suficiente em rádio e TV, a candidatura não se viabilize. Pesam ainda as restrições legais para a arrecadação de recursos para a campanha e a falta de capilaridade da sigla na cidade.

Segundo o deputado federal Antônio Goulart (PSD), Matarazzo "é o melhor candidato para a prefeitura", mas o temor, diz, é que não haja tempo para mostrar isso. "Estamos preocupados. Mas a decisão é dele."

Defensor da candidatura, o vereador José Police Neto (PSD) reconhece a pressão afirmando que "esse é o momento de teste de Andrea". "Ele terá que testar os nervos", afirma Police.

O cortejo a Matarazzo também parte do PMDB nacional. Segundo aliados do vereador, o ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), já sondou Matarazzo, de quem é amigo, sobre a hipótese. O PMDB rejeita substitutos do PSD para a vaga.

Além da pressão para que ocupe a vice de Marta, Matarazzo também é cobiçado para o posto de vice de Celso Russomanno (PRB).

Há quem avalie que essa seja sua melhor opção para o vereador, já que Russomanno pode perder o registro de sua candidatura por determinação do STF (Supremo Tribunal Federal).

Diferentemente da maior parte dos principais pré-candidatos, que marcaram para o próximo domingo (24) as convenções que homologarão candidaturas, a convenção do PSD está programada só para a semana seguinte, data até a qual Matarazzo tem para decidir.


Endereço da página:

Links no texto: