Folha de S. Paulo


Rui Falcão ignora candidata do PT na Câmara e apoia indicado do PMDB

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou nesta quarta-feira (13) que Marcelo Castro (PMDB-PI) é um "bom nome para derrotar Cunha na Câmara".

A declaração, publicada nas redes sociais no início da tarde, aconteceu pouco depois de uma deputada do PT, Maria do Rosário (RS), lançar candidatura à sucessão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara. Após conversar com o partido, Rosário retirou sua candidatura.

"Leal a Dilma, Marcelo Castro votou contra o golpe e apoia a reforma política. Bom nome para derrotar o Cunha na Câmara", escreveu Falcão em seu Twitter.

Segundo a Folha apurou, o registro da deputada petista às vésperas da votação, no fim da manhã desta quarta-feira (13), irritou a cúpula do PT e grande parte dos deputados da sigla.

A bancada havia decidido pelo apoio a Marcelo Castro (PMDB-PI), ex-ministro do governo da presidente afastada, Dilma Rousseff, mas alguns parlamentares ainda diziam que poderiam votar em candidatos como Luiza Erundina (PSOL-SP) ou Orlando Silva (PC do B-SP).

Foi nesse cenário que Maria do Rosário decidiu entrar na disputa. A deputada justificou a colegas que seu nome evitaria que petistas votassem em Erundina ou Orlando.

rui falcao

Na avaliação de dirigentes petistas, porém, o movimento de Maria do Rosário não teria esse efeito, visto que continuaria tirando votos de Marcelo Castro e, assim, prejudicaria a estratégia do PT.

O líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), afirmou que o partido vai apoiar Castro e deve entregar 48 dos 58 votos de parlamentares da legenda.


Endereço da página: