Folha de S. Paulo


Candidatos terão dez minutos para discursar no dia da eleição da Câmara

Wilson Dias/Agencia Brasil
Deputados aprovaram na madrugada desta quinta-feira (2) a DRU (Desvinculação de Receitas da União)
Eleição para a nova presidência da Câmara, que será promovida na quarta-feira (13)

Os pelo menos dez candidatos que devem concorrer ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira (13) terão dez minutos cada um para falar na tribuna da Casa durante a sessão, marcada para 16h.

As normas foram definidas em reunião da Mesa Diretora na tarde desta segunda-feira (11), mas ainda serão referendadas em reunião com os líderes, no fim do dia.

As inscrições de candidaturas poderão ser feitas até 12h de quarta. Em seguida, haverá o sorteio da ordem desses discursos, que será a mesma sequência da votação na urna.

Para se eleger em primeiro turno, um deputado precisa de, pelo menos, 257 votos dentre os 513 parlamentares que compõem a Câmara. Caso não alcance esse total, os dois mais votados vão para o segundo turno. Em caso de empates, vai para o segundo turno o candidato mais velho dentre os que têm mais legislaturas.

Haverá entre a primeira e a segunda fase uma hora de intervalo. Durante esse tempo, os partidos vão se reorganizar e escolher qual candidato apoiar no novo turno, do qual sai vencedor aquele que alcançar uma maioria simples de votos dos presentes.

Até o momento, pelo menos dez nomes circulam nos bastidores como possíveis candidatos. Oficiais, há seis deputados concorrendo. Nesta segunda, um dos favoritos desde o início, Rogério Rosso (PSD-DF), confirmou que vai concorrer, embora ainda não tenha feito seu registro.


Endereço da página:

Links no texto: