Folha de S. Paulo


PMDB vai apoiar chapa PCdoB-PT em Aracaju

O governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), anunciou nesta segunda-feira (27) que vai apoiar o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) para a prefeitura de Aracaju. O PT indicará o candidato a vice-prefeito.

Esta deverá ser a única capital do país em que PT e PMDB dividirão a mesma chapa. Os partidos que entraram em rota de colisão após o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e a ascensão de Michel Temer (PMDB) ao posto de presidente interino.

Mesmo filiado ao PMDB, o governador Jackson Barreto posicionou-se contra o impeachment de Dilma e tem feito críticas ao governo Temer.

Com a decisão, o governador mantém a aliança com PT e PCdoB. Os três partidos estão unidos em Sergipe desde 2006, quando o petista Marcelo Déda (1960-2013) foi eleito governador.

Segundo o pré-candidato Edvaldo Nogueira, mesmo sendo oposição ao governo Temer, o PCdoB vai respeitar a decisão local.

"Não há nenhum veto a alianças com o PMDB. E neste caso, especificamente, é uma aliança natural já que o governador não apoiou o impeachment e tem uma trajetória de esquerda", disse Nogueira à Folha.

O PT também não vetou aliança com peemedebistas, mas definiu que os apoios seriam analisados caso a caso.

ACORDO PARA 2018

No anúncio da adesão à candidatura de Edvaldo Nogueira, o governador Jackson Barreto afirmou que o partido optou pelo apoio ao PCdoB em nome a unidade da aliança firmada há dez anos.

O acordo incluiu a retirada da pré-candidatura do ex-secretário estadual Zezinho Sobral (PMDB). Os peemedebistas também abriram mão do posto de vice, que deverá ser ocupado por Eliane Trindade (PT), viúva do ex-governador Marcelo Déda.

Como contrapartida, ficou acertado que o PMDB indicará o candidato à sucessão de Jackson Barreto nas eleições de 2018 e terá o apoio de PT e PCdoB.

Edvaldo Nogueira –que já foi prefeito de Aracaju entre 2006 e 2012– vai enfrentar nas urnas o atual prefeito João Alves (DEM), candidato a reeleição, e o deputado federal Valadares Filho (PSB).


Endereço da página: