Folha de S. Paulo


Lançamento de livro vira celebração para Moro e Lava Jato

Pedro Serapio/Gazeta do Povo
O lançamento do livro da Lava Jato, nesta terça à noite. É a partir das 19h30, nas Livrarias Curitiba, do Park Shopping Barigui. Sergio Moro com Vladimir Netto. *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
O juiz Sergio Moro em evento de lançamento de livro sobre a Lava Jato, em Curitiba

O autor da noite era o jornalista Vladimir Netto, da TV Globo. Mas quem chegava à livraria em Curitiba nesta terça (21) era direto: "Eu quero o livro do Moro".

O magistrado que conduz a Operação Lava Jato estampa a capa da obra de Netto, "Lava Jato - O juiz Sergio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil", lançada pela editora Sextante, que conta os bastidores da investigação.

Foi Moro quem atraiu mais holofotes durante o lançamento nesta noite, na cidade-sede da Lava Jato. Tirou fotos, foi aplaudido, ouviu gritos de "Viva Sergio Moro" e autografou exemplares, ainda que sob protestos –"mas o livro nem é meu".

Além dele, delegados, procuradores e até o "Japonês da Federal", o agente Newton Ishii, foram celebrados pelos leitores.

Ishii, recentemente condenado a cumprir pena em regime semiaberto por contrabando, posou para selfies, como sempre. Ele é monitorado por tornozeleira eletrônica.

Moro, que foi aplaudido ao chegar na livraria, é o principal perfilado da obra, que fala sobre os dois primeiros anos da Lava Jato.

"Eu ainda não li, vim na expectativa de ganhar um exemplar", afirmou à imprensa. "É um jornalista experiente; com certeza é um trabalho de fôlego."

Após receber um exemplar com dedicatória e posar para fotos, Moro se dirigiu a um café nos fundos da livraria, que funcionou como uma espécie de "camarote".

Cercados por seguranças da livraria e também da Justiça Federal, procuradores, policiais e delegados conversavam e, eventualmente, atendiam a pedidos para fotos e autógrafos.

Até a mulher de Moro, a advogada Rosângela Wolff Moro, foi assediada pelos leitores. Posou para fotos e chegou a assinar alguns livros.

Lava Jato
Vladimir Netto
l
Comprar

"Quem sou eu? Vou por assim: 'humildemente, mulher do Moro'", disse a um grupo de mulheres que pediram sua dedicatória.

Todos posaram para fotos ao lado do autor. O juiz deixou a livraria por volta das 21h, sob gritos de "Viva a Lava Jato".

A obra de Vladimir Netto, que entrevistou, além de Moro, o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, entre outros personagens, servirá de base para uma série da Netflix sobre a Lava Jato, dirigida por José Padilha, a ser lançada em 2017.


Endereço da página:

Links no texto: