Folha de S. Paulo


Moreira Franco diz que impeachment 'se alonga além do necessário'

Ueslei Marcelino/Reuters
Moreira Franco, secretário-executivo do Programa de Parceria em Investimentos
Moreira Franco, secretário-executivo do Programa de Parceria em Investimentos

O secretário-executivo do PPI (Programa de Parceria em Investimentos), Moreira Franco, afirmou nesta segunda-feira (20) que o processo de impeachment "se alonga além do necessário".

Durante seu discurso em seminário da FGV (Fundação Getulio Vargas) no Rio, ele mencionou a instabilidade causada pelo atual cenário político do país.

"É um fator de profunda insegurança e instabilidade se conviver com dois presidentes da República. Acredito que só existam dois Estados que tenham dois presidentes, dos chefes vivos comandado: o Brasil e o Vaticano. Sendo que no Vaticano os dois rezam juntos. E aqui os dois não rezam juntos. Eles disputam a sua permanência".

Moreira Franco exemplificou a situação crítica do país com referências à presidente da República, Dilma Rousseff, afastada, ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, também afastado, e ao presidente do Senado, Renan Calheiros, "com pedido de prisão no STF (Supremo Tribunal Federal)".

Na última terça (14), o ministro do STF Teori Zavascki negou o pedido de prisão feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que alegava tentativa de obstrução da Operação Lava Jato.

Além de Renan, Os alvos da medida eram o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-presidente José Sarney.

AJUDA

Ex-governador do Rio, Moreira Franco defendeu o socorro financeiro do governo federal ao Estado. E ressaltou que a realização dos Jogos Olímpicos é uma razão a mais para que a situação seja tratada como prioridade.

"O Estado vive uma situação terrível. Os funcionários e os aposentados não estão recebendo. Os serviços essenciais estão parando. E evidentemente neste quadro é necessário não só ajudar os servidores, o Estado, como também não podemos pagar um mico internacional", disse ele.


Endereço da página:

Links no texto: