Folha de S. Paulo


Tietagem a Sergio Moro é chamariz de encontro de magistrados no Paraná

Uma revoada de togas é esperada nesta sexta (17) em Curitiba para um evento de juízes que tem como principal atrativo Sergio Moro, responsável pela Lava Jato.

Cerca de 180 magistrados e acompanhantes de todo o Brasil promovem um jantar de confraternização com a presença do "colega Sergio Moro", como diz o programa.

No sábado (18), o juiz fará uma palestra no Tribunal do Júri de Curitiba, "exclusivamente para magistrados". Em seguida, haverá almoço num dos oito salões de um tradicional e amplo restaurante italiano da cidade.

O acontecimento foi planejado no Facebook pelo "Magistratura Free", o maior grupo fechado de juízes na rede social (2.631 membros).

A ideia inicial é atribuída ao juiz George Hamilton Lins Barroso, do Amazonas. Foi uma "sementinha", no dizer de uma magistrada, plantada há meses e cultivada como iniciativa espontânea, desvinculada de associações de classe.

É também um evento sem patrocínio: cada um dos participantes paga sua despesa.

Muitos dos participantes da homenagem associaram-se, em março, à campanha "Eu honro a minha toga - Apoio incondicional ao trabalho do colega Sérgio Fernando Moro".

Quando a Operação Lava Jato esteve sob ataque, juízes de toga e servidores com roupas pretas abriram faixas na frente dos tribunais em defesa de Moro e da independência do Judiciário.

Entre muitos magistrados, o clima em torno da viagem para Curitiba é de tietagem explícita. O evento deverá abastecer as redes sociais de selfies ao lado de Moro.

Vários juízes, sobretudo os mais jovens, também não escondem a empolgação com a viagem.

Nas mensagens do grupo, houve uma contagem regressiva de dias e horas para o encontro com Moro, tratado como "guerreiro" e "herói" no combate à corrupção.

Divulgação
Encontro de Juizes com Sergio Moro Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Convite de palestra com Sérgio Moro

Endereço da página:

Links no texto: