Folha de S. Paulo


Temer se reúne com Renan para discutir impeachment e ministério

Eduardo Anizelli/Folhapress
O vice, Michel Temer, e o presidente do Senado, Renan Calheiros, na residência de Renan em Brasília
O vice, Michel Temer, e o presidente do Senado, Renan Calheiros, na residência de Renan em Brasília

No dia seguinte à decisão de Renan Calheiros dar prosseguimento a processo de impeachment contra Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer se reunirá na tarde desta terça-feira (10) com o presidente do Senado Federal.

O encontro será na residência oficial do parlamentar peemedebista e tem como objetivo discutir o trâmite da votação em plenário, que poderá afastar temporariamente ainda nesta semana a petista no cargo.

Segundo aliados do vice-presidente, deve ser tratado também na reunião a indicação de um nome próximo a Renan para a equipe ministerial montada para um eventual governo interino.

Na semana passada, chegou a ser oferecido o comando da pasta de Minas e Energia, com o retorno de Eduardo Braga para o posto, mas Renan ofereceu resistência em indicar um nome.

Ás vésperas de um eventual afastamento da presidente, Temer tem acelerado as negociações para a formação de sua equipe ministerial.

Com a definição para o Ministério da Justiça do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, o vice-presidente considera dois nomes para a AGU (Advocacia-Geral da União): José Levi Mello do Amaral Júnior e Luis Carlos Alves Martins.

O primeiro é consultor-geral da União e conta com a simpatia do senador José Serra (PSDB-SP), mas enfrenta resistências junto ao grupo do peemedebista, por considerá-lo próximo ao atual governo federal.

O segundo é procurador da Fazenda Nacional, doutor em direito constitucional e avaliado com bom trâmite junto ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Para a CGU (Controladoria Geral da União), que mudará de nome, além de Ellen Gracie, que não demonstrou disposição de assumir o cargo, Temer avalia ainda o nome do procurador-geral de Justiça de São Paulo, Elias Rosa.

Homens de Temer


Endereço da página:

Links no texto: