Folha de S. Paulo


Maranhão dará seguimento ao impeachment de Temer, diz deputado

Divulgação
Deputado federal Silvio Costa (Foto:PTdoB/divulgacao) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
O deputado Silvio Costa (PTdoB-PE)

Vice-líder do governo Dilma, o deputado Silvio Costa (PTdoB-PE) afirmou nesta sexta-feira (6) que o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), se comprometeu a dar seguimento ao pedido de impeachment do vice-presidente Michel Temer.

Segundo Costa, Maranhão disse que, até segunda-feira, enviará ofício aos líderes partidários para que eles indiquem os representes da comissão especial que vai analisar um eventual impedimento de Temer. "Eduardo Cunha [presidente afastado] engavetou isso, obviamente. Mas, agora, Waldir me jurou de pé junto que vai cumprir a Constituição", afirmou.

O advogado Mariel Marley Marra protocolou pedido de impeachment contra Temer na Câmara sob a acusação de que ele assinou, como presidente da República interino, quatro decretos de abertura de crédito suplementar sem autorização do Congresso.

Cunha primeiro argumentou que não havia indícios de crimes de responsabilidade contra o vice e arquivou a solicitação. O autor da peça recorreu ao STF e, no início do mês passado, o ministro Marco Aurélio Mello decidiu que a Câmara tinha obrigação de formar a comissão especial e dar seguimento ao caso.

Até o momento, no entanto, apenas 14 membros do colegiado foram indicados pelos partidos. São necessários 33 nomes para que a Comissão seja instalada.

Questionado sobre a proximidade de Maranhão com Eduardo Cunha, afastado na véspera pelo STF por ser réu no petrolão, Costa classificou o presidente interino como um homem "sério" e disse que há muitas ilações em torno da relação de Maranhão com seu antecessor.

A Folha procurou a assessoria de imprensa do presidente interino para ouvi-lo a respeito das declarações de Silvio Costa, mas não obteve resposta.


Endereço da página:

Links no texto: