Folha de S. Paulo


Dilma nomeia jornalista Ricardo Melo como presidente da EBC

Eduardo Anizelli - 19.fev.2016/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 19-02-2016, 12h30: MESA 8 - SAI, DILMA/FICA, DILMA - O QUE EU ACHO DO JORNALISMO DE OPINIAO: O diretor de jornalismo da Empresa Brasil de Comunicacoes (EBC), Ricardo Melo, durante debate da oitava mesa, com mediador e colunista da Folha, Bernardo Mello Franco, no Evento Folha 95 anos. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, PODER)
O jornalista Ricardo Melo, durante Evento Folha 95 anos

A presidente Dilma Rousseff nomeou nesta terça-feira (3) o jornalista Ricardo Melo como diretor-presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União.

Melo vai continuar respondendo pela direção de jornalismo da estatal, cargo que ocupa desde agosto do ano passado, quando substituiu Nereide Beirão para ser responsável pelo conteúdo jornalístico dos veículos ligados à empresa, como Agência Brasil e TV Brasil.

O mandato é de quatro anos, mas não tem estabilidade, ou seja, a qualquer momento o presidente em exercício pode nomear outro profissional para o cargo, caso ele tenha cometido infração legal ou haja decisão do Conselho Curador.

O jornalista trabalhou na Folha como editor de "Opinião", da "Primeira Página", editor-adjunto de "Mundo", secretário-assistente de Redação e produtor-executivo da "TV Folha". Até agosto do ano passado, Melo também foi colunista do jornal.

RELAÇÃO

Nos últimos meses, a relação entre funcionários da empresa e o governo federal tem sido turbulenta. O ministro Edinho Silva (Comunicação Social), responsável pela EBC, tem enfrentado greves e acusações de que o Palácio do Planalto privilegia um pequeno grupo, com altos salários, por exemplo. Edinho nega as acusações.

Em fevereiro deste ano, o diretor-geral da EBC, Américo Martins, pediu demissão pela tentativa de intervenção política do governo na EBC. O PT teria pedido para indicar nomes e a grade de programação também era acompanhada de perto por integrantes do Planalto.

Oficialmente, Martins e Edinho Silva alegaram "motivos pessoais" para a demissão do jornalista.


Endereço da página:

Links no texto: