Folha de S. Paulo


Temer diz que não vê impeditivos em nomear investigados na Lava Jato

Em entrevista ao Jornal Nacional exibida nesta terça-feira (3), o vice-presidente Michel Temer afirmou que não vê "fator impeditivo" em nomear políticos envolvidos nas investigações da Lava Jato caso venha a se tornar presidente.

"Em primeiro lugar, estou examinando ainda, não formalizei nenhum convite. De toda maneira, em um plano mais geral, a investigação ainda é o que: uma investigação. Então não sei se isso é um fator impeditivo para eventual nomeação", disse.

Cotado para assumir a pasta do Planejamento, o senador e ex-ministro da Previdência Romero Jucá (PMDB) é alvo de inquéritos na Lava Jato sob suspeita de formação de quadrilha e de negociar propina com a UTC por Angra 3.

Outros nomes como Geddel Vieiria Lima (PMDB), sondado para Secretaria de Governo, e Henrique Eduardo Alves (PMDB), possível nome para o Turismo, também foram mencionados nas investigações. Ambos são suspeitos de negociar propina com o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS.

Ao longo da entrevista, Temer também afirmou concordar com o programa apresentado pelo PSDB como condição para apoiar eventual governo. O texto, organizado pelo presidente nacional do partido, o senador Aécio Neves (PSDB) defende a adoção do parlamentarismo e de reforma política capaz de enxugar o número de partidos.

"Não tenho objeção em relação a isso, o que eles propõem é que, a partir de 2018, se possa votar a tese do parlamentarismo", afirmou.

O vice-presidente disse, ainda, que teme "eliminar alguns ministérios que dizem respeito à área social". "E como há muita acusação de que eu estaria contrariando os direitos sociais, a dificuldade reside exatamente aí, como eliminar alguns desses ministérios." Segundo ele, a ideia é reduzir o número para até 25, "não mais do que isso".

Sobre deixar o país nas mãos de um réu da Lava Jato, Eduardo Cunha (PMDB), em caso de eventual necessidade, afirmou: "Isso eu só avaliarei se eu vier a assumir."

Os homens de Temer


Endereço da página:

Links no texto: